Cidades

Sessão que vota regulamentação do Uber é suspensa na Câmara Legislativa

Deliberação começou por volta das 16h, mas foi suspensa, inicialmente, por dez minutos para que os parlamentares pudessem discutir três substitutivos que foram incluídos na matéria de última hora

postado em 21/06/2016 17:00

Deliberação começou por volta das 16h, mas foi suspensa, inicialmente, por dez minutos para que os parlamentares pudessem discutir três substitutivos que foram incluídos na matéria de última hora

Deputados distritais suspenderam a sessão em que será votado o projeto de lei que regulamenta aplicativos de transporte, como o Uber. A deliberação começou às 16h, na Câmara Legislativa do DF, mas foi suspensa às 16h10 para que os parlamentares pudessem discutir três substitutivos que foram incluídos na matéria de última hora.

[SAIBAMAIS]A previsão era de que a suspensão durasse apenas dez minutos. Mas os deputados ainda estão reunidos em uma sala, discutindo sobre as três substitutivas e elaborando um novo texto que será levado para votação. Por volta das 18h, a presidente da Casa, Celina Leão (PDT), garantiu que a votação acontecerá nesta terça-feira (21/6).

Uma dessas substitutivas, proposta pelo deputado Professor Israel (PV), prevê que os taxistas também possam utilizar o aplicativo do Uber para trabalhar. "Estamos lutando para que o aplicativo não seja extinto. Para isso, estamos fundamentando que a plataforma também seja utilizada pelos taxistas. É a possibilidade do profissional [taxista] desligar o taxímetro e operar com o Uber", afirmou. O parlamentar complementa que, em pesquisas realizadas, já foi possível detectar que as ferramentas também são capazes de suportar o trabalho do profissional de táxi.

O projeto que regulamenta os aplicativos de transporte deve ser votado em primeiro turno. A CLDF possui 24 deputados. Dois estão ausentes na sessão: Robério Negreiros (PSDB) e Liliane Roriz (PTB). Para ser aprovado, o projeto precisa de 12 votos somados com mais um votante a favor.

A deputada Celina Leão (PDT) quer um projeto único que defenda taxistas e motoristas do Uber, no sentido de não penalizar o usuário que já está acostumado com os serviços. "Tem a proposta que o motoristas de taxi poderá ser Uber, e do Uber será apenas Uber. Ele possibilita que o motorista de táxi possa estar no mercado também. A partir desse momento poderia ter esse acesso. A ideia é acabar com a rivalidade entre as categorias", disse.

Confusão

Após uma confusão entre motoristas do Uber e taxistas, a Polícia Militar separou os dois grupos. O primeiro está na entrada da CLDF, enquanto o segundo foi levado ao espaço em frente ao Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT). Como a mobilização já dura muitas horas, representantes das duas categorias foram embora. Neste momento, segundo a PMDF, 120 pessoas ainda aguardam no local, sendo 80 taxistas e 40 motoristas de Uber. O clima entre eles é tranquilo. Vendedores ambulantes aproveitam a alta concentração de pessoas para vender alimentos e bebidas.

A expectativa é de que a votação ainda demore. Telões estão sendo montados para que as categorias possam acompanhar o que acontece dentro da Casa.

Com informações de Thiago Soares e Bernardo Bittar

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação