Cidades

Governo lança novo programa habitacional neste fim de semana

O novo programa, segundo o governador do DF Rodrigo Rollemberg, visa a regularização fundiária e o combate à grilagem de terra

Gláucia Chaves
postado em 25/06/2016 13:00
O Governo do Distrito Federal lançou, neste sábado, o programa Habita Brasília. A proposta principal é diversificar as opções de moradia para a baixa renda, oferecendo à esta população residências para diminuir o déficit habitacional da capital, hoje estimado em 120 mil moradias. O programa funcionará com base em cinco linhas de atuação: Lote Legal, Morar Bem, Portas Abertas, Projeto na Medida e Aluguel Legal. Os beneficiados serão os cidadãos que já estão na lista de pessoas físicas e entidades da Codhab e não haverá formação de nova lista.

Leia mais notícias em Cidades

[SAIBAMAIS]O novo programa, segundo o governador do DF Rodrigo Rollemberg, visa a regularização fundiária e o combate à grilagem de terra. ;Tenho convicção que estamos marcando um divisor de águas na política habitacional do Distrito Federal;, avaliou o governador. Segundo ele, três pilares básicos foram definidos no início de seu governo da política habitacional: o combate à grilagem de terras e ocupação desordenada do solo; a ocupação dos espaços público e a oferta de unidades habitacionais. Em 2015, o GDF entregou mais de 10 mil escrituras. ;Estamos promovendo a maior regulamentação fundiária da história dessa cidade. Estamos trabalhando para que o registro da escritura fique bastante barato para aquelas pessoas carentes que não têm como pagar.;

As novas moradias já estão em estudo em cidades como Samambaia, Sobradinho

e Recanto das Emas. Thiago Teixeira de Andrade, secretário de Estado de Gestão do Território e Habitação do DF, explicou que, até 2018, a previsão é que o governo entregue de 14 a 15 mil lotes na linha Lote Legal. ;Fora isso, temos a previsão de conseguir mais 15 mil unidades de apartamentos no Morar Bem e temos mais a perspectiva, na linha do Projeto na Medida, que também atua para aquela pessoa que já tem a casa, mais 10 mil assistências pessoais;, detalhou. Até 1; de julho, a promessa é que o número de unidades entregues do ano passado para cá chegue a 10 mil.


Eixos Habita Brasília

Lote Legal

Lotes urbanizados e regularizados com ruas pavimentadas, saneamento básico, energia, iluminação pública e com baixas prestações.

Morar Bem

Construção de mais unidades em áreas urbanas, com recursos do Minha Casa, Minha Vida.

Portas Abertas

Incentivos do Governo de Brasília ao setor de construção civil para que sejam disponibilizadas unidades habitacionais dentro de valores acessíveis.

Projeto na Medida

Participação de arquitetos e engenheiros em projetos para a reforma das casas de famílias que vivem em situação precária e também no desenvolvimento de projetos para o eixo do Lote Legal.

Aluguel Legal

Voltado principalmente à população de baixa renda. O Aluguel Legal ajuda quem mais compromete seus rendimentos com moradia e precisa de proteção social.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação