Cidades

Julho terá temperaturas ainda mais baixas e dias muito secos, diz Inmet

As duas últimas semanas foram as mais geladas do ano na capital. Os termômetros chegaram a marcar sensação térmica de 6ºC na segunda

postado em 30/06/2016 06:00
As manhãs geladas têm desanimado Ioléte Alves a fazer as habituais caminhadas:

Junho chega ao fim como o mês mais frio do ano na capital. Antes mesmo do início oficial do inverno, no dia 18, os termômetros chegaram a registrar a temperatura mínima de 9,9;C. Na última segunda-feira, as constantes rajadas de vento deixaram a sensação térmica em 6;C. E o brasiliense que se prepare, pois as noites e as madrugadas geladas estão só começando. Devem continuar até setembro, acompanhadas de muita secura.

[SAIBAMAIS]De acordo com a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Lilian Caldas, com o frio, uma massa de ar seco está sobre a região e deve permanecer até outubro. ;A falta de umidade ataca, principalmente, durante o período da tarde, quando, geralmente, marca a mínima de 30%;, detalha. É também durante a tarde que os termômetros atingem os pontos mais altos, com média de 25;C.



E a população tem sentido na pele essa variação térmica. A comerciante Ioléte Alves conta que, com a chegada do inverno, precisou mudar a rotina. ;Parei de fazer caminhada pela manhã, está muito gelado para sair. Até menos água estou bebendo;, relata. Se alguns reclamam do clima, aqueles que trabalham no comércio de roupas de inverno só têm a festejar. O gaúcho Guilherme Bandeira mora no Distrito Federal há 20 anos e vende casacos em um caminhão. ;Agora que o tempo esfriou, as vendas subiram muito. Trabalho nas ruas e, por onde eu passo, sempre existe procura;, comemora.

Segundo o Inmet, o clima gelado é causado pelo El Ninõ ; fenômeno climático, de caráter atmosférico-oceânico, em que ocorre o aquecimento das águas do Oceano Pacífico e afeta diretamente o clima brasileiro.

A matéria completa está disponívelaqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação