Cidades

Um quarto dos inscritos no Passe Livre Estudantil tem pendências cadastrais

Segundo um balanço do órgão, dos 238.171 que pleiteiam o benefício, 68.837 tem algum problema que pode impedi-lo de receber o cartão

postado em 30/06/2016 11:06
Lucas Neris, se queixa de problemas no ato da inscrição:
Mais de um quarto dos estudantes que pleiteiam o Passe Livre estudantil apresentam pendências junto ao Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans). Segundo um balanço do órgão, dos 238.171 cadastrados, 62.744 tem algum problema que pode impedi-lo de receber o benefício. Aqueles que ainda usam o cartão antigo, ou que não receberam e-mail atualizando o passe e não atualizaram as informações ou documentos ficarão sem o benefício até que a inscrição esteja de acordo com o exigido. O DFTrans informou, ainda, que cerca de 15 mil beneficiados não retiraram os cartões.

Leia mais notícias em Cidades

Estudantes com inscrição incompleta ou que não fizeram o recadastramento no período de 1; de março a 1; de abril terão o benefício suspenso caso não regularizem as pendências. Aqueles que possuem o cartão antigo também precisam do novo para garantir o direito à gratuidade. Os alunos receberam por e-mail as orientações do que fazer para ter o cadastro aprovado. As inscrições são feitas pela página de internet do Passe Livre Estudantil.

Para realizar o cadastro, basta acessar a página e ter os seguintes documentos digitalizados para plataforma web: Cadastro de Pessoa de Pessoa Física (CPF), declaração de matrícula na instituição de ensino, carteira de identidade (RG) ou certidão de nascimento, comprovante de residência e foto 3x4. Após o cadastro, o estudante deve aguardar um e-mail de confirmação e assim que o cartão ficar pronto, outro aviso chegará informando da disponibilidade de retirada. O prazo de análise dos dados é de 20 dias úteis.

Em contrapartida, estudantes relatam dificuldades para concluir só cadastros corretamente. O estudante do curso de odontologia da Universidade de Brasília (UnB), Lucas Neris, se queixa de problemas no ato da inscrição. ;Não conseguia acessar meu cadastro, fui ao posto de atendimento para resolver e me orientaram a tentar novamente pelo site, porém a minha instituição e o meu curso não estão disponíveis para realizar o cadastro;, explica.

A universitária Hélade Ribeiro teve o cartão bloqueado em maio e precisou ir três vezes ao posto de atendimento para solucionar o problema. ;Estava com a situação regularizada, porém meu cartão foi bloqueado. Fui uma vez, fiz o recadastramento e não consegui usá-lo, daí tive que voltar mais outras duas vezes para conseguir o benefício; reclama.

Segundo o DFTrans, em 2015, havia cerca de 260 mil cartões ativos do Passe Livre Estudantil no DF. Este ano, entre 1; de março e 1; de abril, 227.171 estudantes se inscreveram junto ao órgão. Desde a abertura do atual período cadastral mais 11 mil se cadastraram, totalizando 238.171 inscritos em 2016.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação