Cidades

Revitalização da área central de Brasília começa a ser discutida

Paisagismo, calçadas adequadas, segurança e acesso fácil aos pontos turísticos são fatores importantes para atrair visitantes durante todo o ano, e não somente em época de Olimpíadas

Nathália Cardim
postado em 19/07/2016 08:12
GDF quer melhorar os acessos e as informações ao turista na região: muitos centros de atendimento estão fechados

Recentemente, o governo do Distrito Federal divulgou uma previsão sobre os gastos dos turistas durante os 10 dias em que a capital da República receberá os jogos de futebol das Olimpíadas. A partir de 4 de agosto, a estimativa é que a capital receba 300 mil diárias; cada turista deve desembolsar, em média, R$ 520/dia com hospedagem, alimentação e transporte. O movimento, no entanto, não chega a animar tanto o setor hoteleiro. ;Apesar de termos jogos de futebol que acontecerão em Brasília durante as Olimpíadas, a demanda dos hotéis está 30% abaixo do esperado;, informou a presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), Adriana Pinto. Os grandes eventos costumam atrair o turista, mas não fazem de Brasília uma cidade acolhedora e suficientemente atrativa durante todo o ano.



Para atender à demanda de turistas brasileiros e de todo o mundo, uma proposta de revitalização do Setor Hoteleiro Sul e Norte começou a ser discutida. A iniciativa prevê mudanças relacionadas ao sistema viário, ao paisagismo, à acessibilidade e à iluminação da região. Os objetivos do projeto são ampliar a circulação entre os setores, permitindo que as pessoas percorram a pé a região central de Brasília, e melhorar a paisagem urbana. Os desenhos ainda preveem manutenção e implantação de estacionamentos e calçadas adequadas aos frequentadores da área e a organização dos contêineres de resíduos sólidos.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Obras, Antônio Coimbra, o projeto está sendo elaborado em parceria pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinesp) e pela Secretaria de Estado de Gestão do Território e Habitação (Segeth). ;Hoje, o setor hoteleiro se encontra com espaços ocupados de maneira desordenada. Temos estacionamentos em áreas verdes não urbanizadas e pontos de táxi localizados em cima de barrões. A ideia é fazer uma revitalização na região que é a porta de entrada para os turistas que visitam a capital;, disse Coimbra.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação