Cidades

Criança de 4 anos morre após ser picada por escorpião no DF

Profissionais de saúde reclamam da demora da transferência do paciente para uma unidade com melhores condições

Otávio Augusto, Luiz Calcagno
postado em 21/07/2016 14:32
Os pais da criança a levaram para o Hospital Regional de Planaltina. Ela piorou durante a madrugada
Uma criança de 4 anos morreu na manhã desta quinta-feira (21/7) após ser picada por um escorpião. O incidente aconteceu nesta quarta-feira (20/7), em Planaltina, no Núcleo Rural Tabatinga. Os pais do garoto levaram para o Hospital Regional da cidade por volta das 20h. De madrugada, cerca de oito horas depois, funcionários pediram que ela fosse transferida para o Hospital de Base do Distrito Federal.

Leia mais notícias em Cidades

[SAIBAMAIS]O pedido não foi atendido. Pela manhã, o paciente piorou e profissionais Hospital Regional de Planaltina pediram o auxílio de um helicóptero do Corpo de Bombeiros. Por volta das 7h30, quando a aeronave chegou à unidade de saúde, no entanto, a vítima já havia morrido. A Secretaria de Saúde está apurando o caso. A morte foi registrada na 16; Delegacia de Polícia, responsável pela região.
Segundo a equipe médica que recebeu o garoto, ele foi levado três horas após o acidente. Ao chegar na unidade, o quadro era gravíssimo e com comprometimento cardíaco e respiratório. O caseiro Claudecir da Conceição Guedes, 36 anos, pai do menino, reclamou do atendimento prestado a vítima. "O tempo que a transferência demorou custou a vida dele. Acho que houve negligência sim e vou procurar os meus direitos", disse.

A mãe de Luan, a dona de casa Cleidiane Pereira de Lima, 23 anos, conta que o menino estava brincando dentro de casa quando foi procurar o pai no quarto. Ao tocar na porta do cômodo, o escorpião feriu a criança. "Pegamos ele rápido e levamos as pressas para o hospital. Um desespero que eu nunca tinha passado", detalha. Além dos pais, Luan deixou um irmãode 6 anos. O velório da criança será amanhã, em São João de Minas (MG), cidade natal da família.
Versão oficial

De acordo com a Secretaria de Saúde, o paciente Luan Pereira Guedes, 4 anos, recebeu o tratamento adequado e recebeu doses de soro antiescorpiônico. "Por conta de agravos no quadro de saúde, o paciente foi regulado para leito de terapia intensiva (UTI) ainda na madrugada", detalha nota da pasta. Durante o período que permaneceu no Hospital de Planaltina, o menino ficou na enfermaria. O leito disponibilizado fica no Hospital de Base (HBDF)

O Executivo local descarta qualquer atraso ou percalços no atendimento do caso. "Toda a assistência necessária para a boa evolução do quadro clínico foi prestada. Todos os hospitais da rede que possui atendimento emergencial em clínica médica estão aptos a receber pacientes vítimas de picada de escorpião", ressalta texto.
Alerta

Segundo a pasta, de janeiro a 20 de julho deste ano a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), atendeu 597 chamados de captura de escorpião na capital federal. Durante todo o ano passado, ocorreram 970 solicitações e em 2014, 524 situações.

Os hospitais receberam 382 pacientes vítimas de acidentes com escorpiões. Taguatinga, Asa Norte e Asa Sul são as regiões administrativas que mais apresentam casos. No ano passado, foram 562 casos.

O escorpião amarelo (Tityus serrulatus), que pertence à classe dos aracnídeos e é uma das 140 espécies encontradas no Brasil. Ele é considerado o mais venenoso da América do Sul e o de maior incidência no DF. Seu veneno é neurotóxico, ou seja, age no sistema nervoso periférico. Pode ser letal, dependendo da quantidade de veneno injetada e das condições físicas da vítima, principalmente crianças e idosos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação