Cidades

Começa o aparato de segurança na capital para receber os Jogos Olímpicos

Já a Operação Segurança, Defesa e Inteligência para as Olimpíadas 2016 passou pelo primeiro teste na manhã e tarde de ontem com a chegada das seleções de futebol masculino e feminino da África do Sul

Ailim Cabral
postado em 25/07/2016 06:01
Já a Operação Segurança, Defesa e Inteligência para as Olimpíadas 2016 passou pelo primeiro teste na manhã e tarde de ontem com a chegada das seleções de futebol masculino e feminino da África do Sul
Diferentemente do que já ocorre no Rio de Janeiro, Brasília ainda não sentiu o impacto do início das operações de segurança para as Olimpíadas. Enquanto pistas foram interditadas na cidade carioca e quase 60km de vias exclusivas para uso dos envolvidos nos jogos foram implantadas, a chegada da primeira delegação esportiva na capital poderia passar despercebida. Durante a Copa do Mundo, o aeroporto e os hotéis estavam inundados de curiosos, fãs e forças policiais. Na manhã de ontem, alguns funcionários de quiosques do Aeroporto Internacional de Brasília sequer sabiam do desembarque dos atletas da África do Sul e não passaram por nenhum tipo de procedimento de segurança.

Já a Operação Segurança, Defesa e Inteligência para as Olimpíadas 2016 passou pelo primeiro teste na manhã e tarde de ontem com a chegada das seleções de futebol masculino e feminino da África do Sul. Um helicóptero, 21 viaturas da Polícia Militar e 10 do Departamento de Trânsito (Detran) participaram da escolta da equipe esportiva, além batedores. A Polícia Federal, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e a Capitania Fluvial de Brasília também participaram do aparato de segurança.

No Aeroporto Internacional de Brasília, a movimentação policial começou por volta das 9h. Grupos de três ou quatro policiais militares faziam ronda nas áreas externas de embarque e desembarque e algumas viaturas monitoravam o fluxo de carros. Em seguida, duas viaturas do Batalhão de Operações Especiais da PM (Bope) chegaram ao terminal para reforçar a segurança.


Segundo a Inframerica, nove pessoas da comissão técnica chegaram a Brasília às 11h45 e aguardaram o restante da delegação para serem transportados até o hotel. O time masculino de futebol sul-africano e outros membros da equipe chegaram pelo Terminal 2, por volta de 12h15, e foram transportados em um ônibus do aeroporto com escolta da Polícia Federal para o Terminal 1, de onde saiu o comboio que os transportou ao Hotel Royal Tulip.

Durante o trajeto do comboio, escoltado pela PM e pelo Detran, nenhuma via chegou a ser completamente interditada. O major Robalo, do Batalhão de Policiamento de Trânsito, informou que foi feita uma interdição temporária. ;Tivemos os batedores que verificaram as regiões antes da delegação passar e um espaço de 1km na frente e 500m atrás do ônibus no qual estava proibida a aproximação;, explica. Um helicóptero da PM também acompanhou a rota.

No hotel, um comando móvel PM faz a segurança da entrada desde sexta-feira e permanecerá no local 24 horas por dia até o fim dos jogos olímpicos, assim como uma viatura do Detran. Funcionários do hotel, que preferiram não se identificar, afirmaram que a empresa de segurança particular também aumentou o efetivo e todos os carros, inclusive de moradores dos flats, são revistados antes de entrar no complexo. A Capitania Fluvial de Brasília monitora a área do hotel próxima ao Lago Paranoá. A Secretaria de Segurança Pública do DF informou que cerca de 4,5 mil agentes fazem a segurança da cidade durante os jogos, mas não especificou o efetivo de cada força policial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação