Cidades

Jakob Schneider faz palestra em Brasília sobre terapia sistêmica

No método, o especialista coloca pacientes para representar membros de uma mesma família ou grupo, com objetivo de fazer com que eles expressem seus sentimentos

postado em 25/07/2016 18:20

No método, o especialista coloca pacientes para representar membros de uma mesma família ou grupo, com objetivo de fazer com que eles expressem seus sentimentos O alemão Jakob Schneider, especialista em abordagem sistêmica, fará uma palestra nesta segunda-feira (25/7), às 19h, no Centro Cultural de Brasília, sobre Constelações Familiares e Empresariais. O método de Constelação com Figuras revela as relações dos clientes no sistema familiar em que vivem para tornar claras as conexões entre elas.

A tarefa do terapeuta como observador externo é ajudar a ;alma do grupo; a abrir-se de forma que fatores escondidos sejam revelados e falados abertamente.

De acordo com Schneider, a terapia permite ainda que o indivíduo "tome o seu lugar apropriado na rede de relacionamentos e veja o que é necessário guardar e deixar ir." O especialista explica que a abordagem sistêmica utiliza figuras e objetos que representam membros de uma mesma família ou pessoas importantes de um sistema em particular, que são colocadas frente a frente para iniciar um debate e encontrar soluções para as relações entre ele.

"É tarefa do terapeuta sentir o sistema e expressar os sentimentos que refletem a dinâmica familiar. Você pode pedir ao cliente para que ele mesmo exerça seu devido papel. Em minhas práticas, entretanto, os clientes geralmente estão cegos às dinâmicas familiares fundamentais, trazendo um entendimento inconsciente do processa", explica o terapeuta.


Na próxima quarta-feira (27/7), Scheiner ministrará ainda uma aula magna do curso de especialização, também aberta ao público. Para saber mais sobre o curso, acesse aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação