Cidades

Mulheres são as principais vítimas de abuso contra idosos no DF

Filhos são os maiores agressores. Os dados são do relatório semestral da Central Judicial do Idoso (CJI)

postado em 27/07/2016 11:56
Violência psicológica e financeira são as formas mais comuns de abusos contra idosos no Distrito Federal. É o que aponta o relatório semestral da Central Judicial do Idoso (CJI). As agressões foram constatadas em 61,7% dos atendimentos do órgão ; 31,4% e 30,3%, respectivamente. A central é formada pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) e Defensoria Pública do DF e também recebe os casos do Disque 100 da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Leia mais notícias em Cidades

A CJI também atendeu casos de abandono, autonegligência e violência institucional. Maioria esmagadora, 59,7% das vítimas são de mulheres idosas. Por faixa etária, os que mais sofrem tem entre 76 e 80 anos ; 25,2%. Os principais agentes de violência foram os filhos, considerados responsáveis em 42,5%, dos casos, ou outros familiares, em 11,8%. As pessoas viúvas foram as mais vitimizadas (31,6%) e a faixa de renda mais frequente foi a que vai de um a dois salários mínimos (30,3%). A região administrativa com maior número de casos de violência foi Ceilândia, com 26 casos, seguida de Brasília, com 14, e de Taguatinga, com 11.

De janeiro a junho de 2016, a Defensoria, realizou 528 novos acolhimentos. Foram promovidos 825 acompanhamentos, casos que já se encontram em atendimento e retornaram com novas informações. Também foram expedidas 190 convocações para a oitiva do idoso ou familiar, para que prestassem esclarecimentos sobre denúncias ou violações de direito da pessoa idosa. Além disso, houve 353 orientações por telefone e 50 sessões de mediação.

Para a titular da Promotoria de Justiça da Pessoa Idosa (Projid), Sandra Julião, o trabalho da Central é um diferencial, pois atende uma parcela da população com necessidades que precisam ser levadas em conta durante os atendimentos. ;Outro avanço é a atuação de um núcleo de mediação, que evita, muitas vezes, a judicialização das demandas e proporciona maior celeridade. É uma forma de oferecer atendimentos efetivos e resultados à sociedade;, esclarece a promotora.

Serviço interdisciplinar

A Central Judicial do Idoso é um projeto pioneiro do TJDFT, do MPDFT e da DPDF. Atua no acolhimento aos idosos do DF que têm seus direitos ameaçados ou violados e que necessitam de orientação na esfera da Justiça. Seus objetivos principais são: garantir a efetiva aplicação do Estatuto do Idoso, prover a comunidade do DF de informações, promover articulação com instituições para atendimento de demandas e assessorar autoridades competentes. A Central funciona no 4; andar do bloco B do Fórum de Brasília e atende os idosos das 12h às 18h. O telefone de contato é (61) 3103-7609.

Com informações do MPDFT.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação