Cidades

GDF apresenta planejamento de segurança, mobilidade e saúde nas Olimpíadas

Equipes da saúde estarão de prontidão dentro e fora de hospitais. Homens das políicias Militar e Civil, além de militares do exército e funcionários da Defesa Civil estão de prontidão desde domingo

postado em 28/07/2016 16:13
Na área de segurança, a Operação Olimpíadas já começou. Agentes da segurança pública local e nacional estão nas ruas desde domingo (24/7). O esquema mobiliza 8,5 mil profissionais para os Jogos e dura até 15 de agosto
O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, apresentou o planejamento final da cidade para a Olimpíada do Rio 2016. Reunido com o secretariado a uma semana da estreia do evento no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, Rollemberg falou sobre setores como turismo, mobilidade, segurança e saúde. As informações foram divulgadas na tarde desta quinta-feira (28/7), no Palácio do Buriti.

Leia mais notícias em Cidades

Em 4 de agosto, a capital recebe dois dos dez jogos que vai sediar, entre eles o primeiro da seleção brasileira, contra a África do Sul, pelo torneio de futebol masculino. Para facilitar a chegada dos torcedores ao Mané e garantir a segurança no local de competição, o trânsito nas vias próximo ao estádio sofrerá alterações nos dias de jogos. Alguns trechos e estacionamentos serão bloqueados. O plano inclui transporte para o estádio em três pontos: Rodoviária do Plano Piloto, Parque da Cidade e, para pessoas com dificuldades motoras, o depósito do Departamento de Trânsito (Detran-DF).

Na área de segurança, a Operação Olimpíadas já começou. Agentes da segurança pública local e nacional estão nas ruas desde domingo (24/7). O esquema mobiliza 8,5 mil profissionais para os Jogos e dura até 15 de agosto. Só o DF empregará 4,5 mil homens da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, do Detran-DF, do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

As Forças Armadas, por sua vez, vão destinar 4 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. O Mané Garrincha, o Hotel Royal Tulip, que hospedará as delegações olímpicas, e os centros de treinamento: Centro de Capacitação Física dos Bombeiros (Setor Policial Sul) e os Estádios Bezerrão (Gama), do Cave (Guará) e Abadião (Ceilândia) são as áreas com maior cobertura desse efetivo serão.

Atendimento ao turista

Para atender os visitantes esperados para os Jogos Olímpicos, os Centros de Atendimento ao Turista (CATs) ganharão reforço. Além dos três em funcionamento ; no Aeroporto de Brasília, na Casa de Chá (Praça dos Três Poderes) e na Torre de TV Digital ; serão abertos, de 4 a 13 de agosto, dois postos fixos: um no Setor Hoteleiro Sul e outro no Setor Hoteleiro Norte. Complementarão o apoio ao turista um CAT em tenda na Torre de TV e uma unidade móvel estacionada na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, na Esplanada dos Ministérios.

Com exceção do CAT na Torre de TV Digital ; que funciona apenas aos fins de semana, das 9 às 17 horas ;, os demais centros vão recepcionar os turistas todos os dias, das 9 às 18 horas. O atendimento, prestado por técnicos da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer, também pode ser em inglês e em espanhol. Além de tirar dúvidas dos turistas, no local há mapas e livretos com informações sobre os monumentos, a história da cidade e opções de roteiros. Visitantes e brasilienses ainda contarão com o auxílio de um grupo de voluntários, selecionados pelo governo de Brasília por meio do Portal do Voluntariado.

Um grupo de voluntários pesquisadores fará estudos sobre o perfil dos turistas e colherá retornos do nível de satisfação. Serão aplicados cerca de 3 mil formulários com questões elaboradas pela Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer. A equipe de mobilidade vai dar instruções sobre linhas de ônibus e localização de pontos de táxi. Os voluntários do receptivo vão apoiar os CATs e os do eixo coleta seletiva orientarão os torcedores quanto ao destino correto do lixo no Mané Garrincha.

Os gramados do Mané Garrincha, no Cave receberam tratamento especial. O Estádio Abadião, em Ceilândia, ganhou manutenção nas instalações elétricas, pintura do complexo administrativo e dos vestiários, além de instalação de piso de concreto em diversos lugares. Os dois, ao lado do Estádio Bezerrão e do Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros, são os locais de treino das seleções que vêm a Brasília.

Emergências

O plano de ação da Secretaria de Saúde, por sua vez, contará com atendimento pré-hospitalar em todos os arredores do Mané Garrincha. O trabalho será feito por paramédicos do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com duas ambulâncias, com três profissionais cada uma, e duas motos, com dois servidores cada uma por partida. No estacionamento próximo à arena, estará a postos um caminhão para múltiplas vítimas. No interior do estádio, 12 pessoas da Vigilância Sanitária e da Vigilância Epidemiológica inspecionarão as instalações e os alimentos que serão comercializados.

O Hospital de Base do DF (HBDF) será a unidade de referência para o atendimento a pessoas com quadro clínico de trauma. Já o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) será destinado aos demais casos clínicos. Para dar apoio às duas unidades de saúde, foi escolhido o Hospital Regional de Taguatinga. Nas datas dos jogos, 30% dos leitos de pronto-socorro dos Hospitais de Base e Regional da Asa Norte serão reservados para atender à demanda do dia.

Os procedimentos cirúrgicos eletivos e as consultas ambulatoriais serão feitos conforme previsto, e os centros de saúde funcionarão normalmente.Todas as tipagens sanguíneas disponíveis na Fundação Hemocentro de Brasília estão com porcentuais de 20% a 200% acima do estoque considerado estratégico para suprir a necessidade da Secretaria de Saúde.

Com informações da Agência Brasília.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação