Cidades

Moradores do Altiplano Leste protestam contra derrubada de invasões

Mais de 500 carros seguem rumo ao Buriti. A operação de retirada das ocupações irregulares de luxo, construídas em um terreno da Terracap, começou em 15 de agosto

postado em 22/08/2016 09:45
A carreata deixou o condomínio e segue até o Buriti. A presidente da associação dos moradores da ocupação irregular, Leda Cavalcante, pretende entregar um documento ao governador: %u201CNão vamos permitir que as derrubadas continuem
Moradores do Condomínio Estância Quintas da Alvorada, no Altiplano Leste fizeram uma carreata com mais de 190 veículos, na manhã desta segunda-feira (22/8). Eles reclamam da derrubada das invasões na região. A operação de retirada das ocupações irregulares de luxo, construídas em um terreno da Terracap, começou em 16 de agosto. Homens da Polícia Militar e do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) acompanham a manifestação.

O grupo foi até o Palácio do Buriti, onde foram recebidos pelo subsecretário de movimentos sociais e participação popular do GDF, Acelino Ribeiro, mas pedem para serem recebidos pelo governador do DF, Rodrigo Rollemberg. Eles prometem mais manifestações caso o chefe do executivo local não os receba.

Leia mais notícias em Cidades

A carreata deixou o condomínio e segue até o Buriti. A presidente da associação dos moradores da ocupação irregular, Leda Cavalcante, pretende entregar um documento ao governador. ;Não vamos permitir que as derrubadas continuem. Estamos trabalhando pela nossa dignidade. Estamos juntos nessa luta pelos nossos direitos;, reclamou. Uma via está fechada para a passagem dos manifestantes desde a saída do shopping na DF-001, na Ponte JK.

A operação de retirada das invasões, ao lado do Lago Sul, começou na última segunda-feira (15/8). Na terça (16), moradores fecharam o trânsito e conseguiram impedir a ação da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis). No dia seguinte (17), a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, conseguiram conter o movimento e os trabalhos de desocupação dos terrenos continuaram.

Todos os veículos participantes carregam uma bandeirinha com os dizeres: ;Condomínios, regularize já;. Moradores do Condomínio Estância Quintas da Alvorada, no Altiplano Leste tentaram interditar a DF-001 na manhã desta quarta-feira (17/8), em protesto a derrubadas de invasões na região. É o segundo dia que eles se revoltam. Com uso de pneus e resto de materiais de construções, o grupo tentou bloquear mais uma vez os principais acessos ao Altiplano.

[VIDEO1]
Os manifestantes reclamam que não foram notificados sobre a operação. Eles reivindicam a compra direta do espaço ocupado. O Executivo local argumenta que o terreno é do governo e será destinado a equipamentos públicos. O espaço vinha sendo ocupado irregularmente desde 2008. De acordo com a Agefis, desde junho de 2014 ; data da proibição de novas construções ;, mais de 200 casas surgiram no local. Estas são o alvo da operação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação