Cidades

Estudantes protestam contra parlamentares em frente à Câmara Legislativa

A manifestação pede a saída da presidente afastada da casa, Celina Leão, e do restante da Mesa Diretora

Renato Alves, Luiz Calcagno
postado em 24/08/2016 15:22
O grupo é composto de integrante da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da Juventude Socialista
Representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União Jovem Socialista (UJS) e da União de Secundaristas do Distrito Federal (UES/DF) reuniram-se, na tarde desta terça-feira (24/8), em frente à Câmara Legislativa, para protestar contra os parlamentares investigados na operação Drácon, deflagrada ontem, pela Polícia Civil. O grupo leva faixas e cartazes com os dizeres ;Propinão CLDF Vergonha;, ;Fora Celina Leão; e ;Cadê os 30 mi?;.
[SAIBAMAIS]

Leia mais notícias em Cidades

Os nove estudantes hastearam faixas; bateram tambores; entoaram os dizeres ;Celina Leão mentiu na televisão e enganou a população;, ;Fora, Celina; e ;Celina Leão fugiu com o propinão;; e limparam a parte frontal da cúpula com vassoura, água e sabão. O movimento durou cerca de 30 minutos.
A presidente da UES/DF, Thaís de Oliveira, declarou que o movimento reivindica mais transparência e rapidez durante as investigações. Alegou, porém, que ninguém deve se precipitar ao apontar culpados sem provas. ;Queremos saber se realmente houve pagamento de propina. Pra onde foi esse dinheiro? Não solicitamos o afastamento total dos envolvidos, porque não há evidências irrefutáveis. Mas desejamos resultados mais rápidos;, comentou.
Eles protestam contra os parlamentares investigados na Operação Drácon, da Polícia Civil
A vice-presidente da regional da UNE, Luiza Calvette, ressaltou a importância da mobilização popular durante investigações de casos com tamanha dimensão. Afirmou, ainda, que a juventude brasiliense tem o poder de conquistar quaisquer melhorias na política. ;Historicamente, os jovens estão à frente da exigência de demandas. Um bom exemplo disso foi o movimento dos caras-pintadas;, relembrou. Ela destacou, por último, que, em decorrência da precariedade dos serviços do Distrito Federal, a população deve estar sempre atenta aos movimentos dos distritais.

Os estudantes prometeram reunir um número maior de manifestantes para encorpar o movimento e pressionar a Câmara na próxima semana. Até o momento, a ocupação da Casa é descartada.

Entenda o caso

Agentes da Polícia Civil cumpriram mandados de busca e apreensão na CLDF e de condução coercitiva contra cinco deputados da Casa, além de três funcionários, ontem (23). A corporação busca provas da prática de crimes de corrupção ativa, passiva ou concussão, envolvendo o pagamento de propina de R$ 31 milhões a parlamentares da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

A presidente afastada da Câmara Legislativa, Celina Leão (PPS), e os deputados Cristiano Araújo (PSD), Raimundo Ribeiro (PPS), Bispo Renato (PR) e Júlio César (PRB) prestaram depoimento na manhã de ontem, na Delegacia de Combate aos Crimes contra a Administração Pública (Decap).

Cristiano Araújo é citado como articulador do esquema. Segundo Liliane Roriz, que denunciou o grupo, ele conseguiu o ;negócio; das UTIs. Raimundo Ribeiro (PPS), Bispo Renato Andrade (PR) e Júlio César (PRB), além de Celina e Liliane, seriam os beneficiários da operação fraudulenta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação