Cidades

Enlameados e com olhos vendados, artistas fazem performance na Esplanada

Intervenção urbana "Cegos", que já passou por diversas cidades do mundo, chegou à capital federal nesta quinta-feira (25/8), data em que o Senado deu início ao julgamento final do processo de impeachment

Fernando Jordão - Especial para o Correio
postado em 25/08/2016 22:26

Intervenção urbana

Um grupo de 37 pessoas bem vestidas em frente ao Congresso Nacional. Normalmente, essa cena não chamaria a atenção, não fossem por dois detalhes: todas essas pessoas estavam cobertas de lama e com os olhos vendados. Elas eram, na verdade, artistas que, nesta quinta-feira (25/8), apresentaram, pela primeira vez no Distrito Federal, a performance "Cegos".

Criada em 2012 por um grupo de estudantes e professores da Universidade de São Paulo (USP), a intervenção urbana já passou por diversas cidades do Brasil e do mundo. De acordo com o professor Marcelo Denny, um dos responsáveis pela performance, a ideia é trabalhar com as ;cegueiras; de cada local. ;Em Nova York e em Paris, por exemplo, nós fizemos uma crítica ao consumismo;, explica. Ainda segundo Denny, apesar de o grupo ser de São Paulo, os performers são escolhidos entre os habitantes das cidades em que eles se apresentam.


Por todo o contexto político, apresentar-se em Brasília era um sonho para o grupo. Mais ainda em uma data emblemática, como hoje, dia em que o Senado Federal deu início ao julgamento final do processo de impeachment contra a presidente afastada Dilma Rousseff. ;Parece que todas as nossas apresentações anteriores foram um ensaio para estarmos aqui hoje. Em mais de 30 anos de profissão, nunca vivi uma emoção tão grande como essa;, celebra Marcos Bulhões, diretor do grupo Desvio Coletivo, autor da performance. Nesta sexta-feira (26/8), às 16h, eles se apresentarão novamente na capital em um novo percurso. A previsão é de que passem por locais como o Teatro Nacional e a Rodoviária do Plano Piloto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação