Cidades

Uber ganha concorrentes com preços competitivos e mais comodidades

Ao contrário do rival, o 99 poderá ser usado por taxistas cadastrados no sistema. No início, os usuários terão acesso a desconto de 30% nas viagens

Adriana Bernardes, Renato Alves
postado em 26/08/2016 06:10
Sávio usa o serviço por aplicativo com frequência: A regulamentação da lei que autoriza o transporte individual de passageiros abre concorrência não só para os taxistas. Assim como eles, os motoristas do Uber terão de se esforçar para conquistar e manter a clientela. Outros serviços contatados por meio de aplicativos começam a ser oferecidos no Distrito Federal com comodidades e preços semelhantes. Até 15 de setembro, a 99 ; empresa de tecnologia similar ao Uber ; passa a atuar em Brasília com o modo desconto. Os usuários poderão optar no sistema pelo abatimento de 30% nas corridas. Em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, Curitiba e Salvador, cidades que tinham desconto de 20%, a empresa ampliou o índice para 30% em 24 de agosto.
O casal de bancários Leandro Vasconcelos, 30 anos, e Natália Rocha, 29, ainda não aderiu a nenhum dos aplicativos disponíveis no mercado. Mas se animam com a diversidade de opções e possibilidade de promoções. ;Apoio a mudança. Quando aumenta a concorrência, a tendência é os preços abaixarem;, comemora Leandro.

Brasília é a segunda unidade da Federação a regulamentar o serviço conhecido como ;placa cinza; ; os taxistas cadastrados pelo governo usam a placa vermelha. A lei provocou uma reviravolta no mercado até então monopolizado. São Paulo foi a primeira cidade a autorizar o serviço remunerado individual de passageiros oferecido por meio de aplicativos. A 99, maior aplicativo de táxis do Brasil, com 180 mil carros cadastrados e 3,2 mil taxistas só no DF, lança, em 31 de agosto, em São Paulo, o serviço POP para concorrer com o Uber X, modalidade econômica. Para isso, cadastra mil motoristas, entre taxistas e não taxistas, interessados em operar esse sistema mais barato.

O gerente de relações públicas da 99, Ricardo Kauffman, explica que, por enquanto, o POP será ofertado apenas em São Paulo, onde a legislação está regulamentada. ;Mas temos planos de implantar em Brasília assim que sair o detalhamento da lei e tivermos clareza sobre como vai funcionar. Eles falam na cobrança de uma taxa e precisamos saber de quanto será;, detalha.

O abatimento no preço não será a única vantagem oferecida pelo 99 em Brasília. Os táxis têm passe livre nos corredores de ônibus, onde motoristas do Uber estão impedidos de circular. ;Fizemos várias simulações de preço e podemos afirmar que o táxi voltará a ser competitivo, não só pelo desconto de 30%, mas também pela rapidez de deslocamento nos corredores;, defende Ricardo.

Antes mesmo do anúncio de desconto da 99, as empresas de radiotáxi de Brasília voltaram a dar desconto de 30%. A Easy também lançou no mês passado o Easy Go, um serviço de carros privados, assim como o Uber. Procurada, a Uber não quis comentar a chegada da 99 a Brasília.

Para enfrentar a concorrência, o presidente do Sinpetaxi, Suéd Sílvio Souza, diz que estudará o mercado para promover a atualização da categoria. ;Estamos em reuniões com várias empresas a fim de desenvolver um aplicativo que possibilitará ao passageiro avaliar o profissional. O governo também terá acesso às informações sobre localização dos carros e poderemos gerir melhor a distribuição dos veículos;, menciona. Segundo Suéd, o motorista mal avaliado pelo usuário terá de fazer um curso de capacitação a ser oferecido pelo Estado. Se insistir no erro, será afastado do sistema.

Personagens
Por enquanto, o brasiliense aprova o serviço por aplicativo. O engenheiro civil, Sávio Brandão, 25, deixa o carro em casa com mais frequência desde a chegada do Uber ao Distrito Federal. ;Prefiro recorrer a esse tipo de serviço, pois o custo para manter o veículo é alto;, explicou. A única preocupação de Sávio é com a segurança. ;A diversidade de opções é muito boa, mas precisa ser amigável;, diz, referindo-se aos recentes casos de agressões a motoristas do Uber protagonizados por taxistas.

;Eu não saio mais de carro à noite.; Para a advogada Kelly de Castro, 37 anos, compensa deixar o veículo na garagem e aproveitar a concorrência dos taxistas. Ela mora em Goiânia, veio a Brasília a trabalho e se deslocou para todos os lugares necessários somente com um clique. Ela afirma que o aplicativo proporciona experiência mais cômoda e com preço acessível. ;Já mandei até buscar o meu irmão mais novo de Uber na escola;, conta. Segundo ela, a avaliação do motorista após o transporte passa segurança. ;Eles buscam preservar a qualidade;, conclui.

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