Cidades

Mais moderno, Memorial JK tem holografia do presidente e acessibilidade

Recurso é usado pela primeira vez para retratar um vulto nacional em um museu brasileiro. Novidades também facilitam as visitas dos portadores de deficiências auditivas, visuais e motoras

postado em 26/08/2016 10:45
O próprio JK, por meio de projeção presencial em tamanho real, apresenta aos visitantes os cinco grupos de metas definidas para o seu Governo
Um dos pontos turísticos mais visitados de Brasília, o Memorial JK passou por obras de modernização e acessibilidade. As mudanças visam democratizar o acesso aos conteúdos do acervo e aproximar o museu dos jovens. Elas facilitam as visitas dos portadores de deficiências auditivas, visuais e motoras.
Entre as novidades, há uma holografia do presidente Juscelino Kubitschek apresentando o plano de metas de seu governo. O recurso é usado pela primeira vez para retratar um vulto nacional em um museu brasileiro. Há ainda novos vídeos mostrando a construção de Brasília, a maior obra de JK. Há também maquetes que permitem a interação dos portadores de deficiência visual. Todos os itens expostos agora contam com textos em braile.
As mudanças, uma das maiores do museu desde a sua inauguração, em 1981, foram apresentadas na manhã desta sexta-feira (26/8). Tudo estará à disposição do público em 1; de setembro, quando haverá um evento para marcar a nova etapa do Memorial.
As obras de acessibilidade começaram há quatro anos e já estão concluídas. As novidades tecnólogas tiveram início há um ano. Todas estão disponíveis ao público, incluindo a holografia de JK.

Relíquias

O projeto foi idealizado em 1980 e inaugurado em 12 de setembro de 1981, data em que JK teria completado 79 anos. O monumento foi realizado para homenagear a memória do ex-presidente e abrigar definitivamente seus restos mortais, antes depositados em um túmulo também desenhado por Niemeyer no cemitério Campo da Esperança.

O Memorial reúne histórias sobre a construção de Brasília e a vida do ex-presidente Juscelino Kubitschek. O museu tem em seu interior objetos históricos que remetem ao período de construção da capital, além de objetos do ex-presidente, como sua faixa presidencial, medalhas. O vestido que a primeira-dama, Sarah, usou na posse do presidente também pode ser visto ali.

Os espaços interativos chamam a atenção pelos conteúdos audiovisuais, como um documentário sobre JK exibido de hora em hora. O memorial é um ótimo local de visita para quem pretende conhecer um pouco mais da história da cidade.

Conservação

Funcionários do espaço, privado e administrado pela neta de Juscelino Kubitschek, Anna Christina Kubitschek, arregaçam as calças e entram nos espelhos d;água para limpa-los. O cuidado com um dos monumentos mais visitados de Brasília pode ser visto pela conservação do local, todo revestido em mármore. O memorial foi reformado em 2000, o que incluiu reconstrução do auditório e a restauração do espelho d;água e suas cascatas, há muito tempo desativadas.

Em 21 de abril de 2001, foi inaugurada a nova iluminação externa do memorial que, além de promover uma rigorosa revisão nas instalações elétricas e hidráulicas, valorizou mais as formas da arquitetura do monumento.

JK vigia a cidade em cima de uma torre de 28 metros de altura na frente do memorial dedicado a ele.

Como visitar
Eixo Monumental, Lado Oeste, Praça do Cruzeiro. De terça a domingo, das 9h às 18h. Entrada: R$ 10 e R$ 5 (meia). Informações: 3225-9451.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação