Cidades

Protesto a favor da cassação dos distritais está marcado para domingo

Ontem, houve mais um predido de processo por quebra de decoro da Mesa Diretora. No Brasil, existem outros casos em que a cúpula da Casa Legislativa foi totalmente afastada

Isa Stacciarini
postado em 27/08/2016 07:00
Militantes e o presidente do PSol protocolaram o ofício pela cassação dos envolvidos na suposta propina
Partidos políticos e sociedade civil organizada se articulam para enfraquecer o poder dos deputados distritais investigados no suposto esquema de liberação de sobra de emendas parlamentares para pagamento de dívidas de UTIs mediante pagamento de propina. Além das representações contra a permanência dos parlamentares nos cargos públicos, grupos organizam manifestações para pedir a cassação deles. Amanhã, um ato simbólico de faxina em frente à Câmara Legislativa do DF ; com vassouras, rodos e baldes ; foi convocado pelas redes sociais. Na tarde de ontem, o Legislativo local recebeu a segunda ação contrária aos parlamentares. Militantes do PSol, que historicamente age na Justiça em episódios do tipo, comparecerem à Casa para protocolar o ofício.

Comandados pelo presidente da legenda local, Antônio Carlos de Andrade, o Toninho, integrantes do partido pediram a cassação dos distritais envolvidos em corrupção. Segundo o líder, é necessário primeiro investigar os fatos para que seja verificada a necessidade de quebra de decoro parlamentar. Ele ressaltou que, se ficar constatado o esquema, os envolvidos precisam ser cassados da vida pública. ;Não se pode manter um mandato com denúncias tão graves como essa. Quando se pensa que as figuras públicas estão coagidas para não fazer coisas erradas, aparecem escândalos sucessivamente. Vivemos um período da história em que a instituição do parlamento está por baixo;, lamentou.
Toninho destacou que o movimento quer a efetiva instauração do processo por quebra de decoro da Mesa Diretora da Câmara Legislativa. ;Ao final, constatado tudo isso e ferindo o Código de Ética, que os envolvidos percam o mandato. Em outras unidades federativas têm surgido denúncias gravíssimas de uso de dinheiro público, tráfico de influência e compra de votos;, alegou.

Em Brasília, o PSol já moveu ação por quebra de decoro contra o ex-governador José Roberto Arruda, na época da Caixa de Pandora, e o Joaquim Roriz no cargo de senador, quando ele se envolveu no esquema conhecido como Bezerra de Ouro. Além deles, o partido atuou para a perda do mandato do ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha ; denunciado por causa do esquema de corrupção na Petrobras ; e para a cassação do senador Demostenes Torres ; acusado de beneficiar o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, no esquema de exploração de jogos ilegais.

Lavagem
Organizador do movimento de amanhã, o servidor público e presidente da Associação Brasiliense de Amparo ao Fibrocístico (ABRAFC), Fernando Gomide, ressaltou que a faxina simbólica é para pedir a cassação dos deputados envolvidos no escândalo da saúde, além de protestar contra a atual situação no setor, com falta de remédios e carência nos hospitais. O grupo pretende levar macas e mencionar o número de mortos por falta de UTI. ;A nossa grande preocupação é com o dinheiro roubado da saúde. Vamos reunir famílias de pacientes de diversas patologias, como síndrome de Down, autismo, câncer, hemofílicos e fibrose cística. Estamos indignados com o roubo. Enquanto as pessoas estão morrendo, nossos deputados estão preocupados em roubar;, frisou Gomide, que espera 300 pessoas, a partir das 9h até as 12h.

Enquanto isso, promotores do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e policiais da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Administração Pública (Decap) seguem na análise de documentos, computadores e mídias apreendidas na operação Drácon. O ex-diretor do Fundo de Saúde Ricardo Cardoso, único investigado no esquema UTIgate que ainda não tinha prestado depoimento, compareceu na tarde de quinta-feira à unidade especializada da Polícia Civil acompanhado do advogado. Policiais ouviram o suspeito por aproximadamente três horas.

Entretanto, segundo o delegado-chefe da unidade, Alexandre Linhares, Ricardo não detalhou o depoimento. ;Ele compareceu espontaneamente com o advogado, após contato do defensor. Mais de 20 policiais estão debruçados nos trabalhos para, depois que forem feitos os relatórios e laudos, traçarmos novas estratégias;, esclareceu. ;Queremos analisar tudo o quanto antes, porque precisamos desafogar as seções do material.;
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação