Cidades

Sérgio Moro deve ouvir Luiz Estevão sobre propinas para Gim Argello

Tanto advogados quanto representantes do Ministério Público Federal podem solicitar depoimentos. Caso foi revelado após a deputada Liliane Roriz divulgar áudios de conversas entre ela e o empresário

Helena Mader, Ana Maria Campos
postado em 09/09/2016 07:26
Tanto advogados quanto representantes do Ministério Público Federal podem solicitar depoimentos. Caso foi revelado após a deputada Liliane Roriz divulgar áudios de conversas entre ela e o empresário
Depois da divulgação das gravações em que menciona a extorsão de empresários na CPI da Petrobras, advogados de réus da Operação Lava-Jato devem pedir a convocação de Luiz Estevão. Para criminalistas ligados ao caso, as declarações feitas pelo ex-senador durante a conversa com Liliane Roriz reforçam a tese de que Gim Argello ameaçou e coagiu donos de empreiteiras ao cobrar doações eleitorais em troca de livrá-los de convocações. Isso pode ajudar a formular a defesa de empresários enrolados na Lava-Jato. Tanto advogados quanto representantes do Ministério Público Federal podem solicitar a oitiva de novas partes.

Expectativa em Curitiba
Os próximos dias devem ser agitados em Curitiba. Ontem, foi feriado na capital paranaense e os advogados não puderam protocolar petições. O processo contra Gim Argello, Paulo Roxo, Valério Neves, além de empresários como Marcelo Odebrecht, Leo Pinheiro, Roberto Zardi e Ricardo Pessoa está em fase final e a sentença deve sair em breve.

[SAIBAMAIS]Leo Pinheiro, da OAS, que ficou em silêncio no primeiro depoimento, pediu uma nova oportunidade para falar e será interrogado na próxima terça-feira. A oitiva tem potencial explosivo e é ainda mais esperada depois do surgimento das gravações de Luiz Estevão e Liliane Roriz. Pinheiro é um dos que podem se beneficiar com a tese de que Gim coagiu e ameaçou empresários.

Entenda
Áudios gravados pela deputada Liliane Roriz (PTB) em uma conversa com o empresário Luiz Estevão comprometem o ex-senador Gim Argello e, por isso, foram enviados à força tarefa da Operação Lava-Jato. As gravações foram divulgadas pela TV Globo na terça-feira (6/9). Na conversa, Luiz Estevão dá a entender que os recursos usados na campanha de Liliane Roriz vieram de extorsões que supostamente foram realizadas na CPI da Petrobras.



;Você, por exemplo, nestas eleições, não precisou tirar dinheiro do seu bolso. É uma situação que não se repete. Você não terá um Gim Argello, vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a Petrobras, em que as empreiteiras, até então não tinha começado a Operação Lava-Jato, pagariam qualquer preço para o Gim para que ele evitasse que elas fossem convocadas para depor na CPI. Verdade isso, ou não é? E por que você acha que aquelas doações aconteceram?;, diz o ex-senador. Liliane Roriz recebeu cerca de R$ 1 milhão da UTC Engenharia, e as doações foram intermediadas por Gim. Na época, a deputada era filiada ao PRTB, comandado por Luiz Estevão.

Na sequência, Estevão diz que, em Brasília, ;de cada 100 caras, 90 são bandidos;. ;Vivem de bandidagem, putaria e sacanagem. Vivem roubando, tomando dinheiro, cobrando comissão, entendeu? Fazendo negócio fajuto com o governo local, com o governo federal. Agora, o que acontece? Todo mundo é santo. A cidade só tem um bandido que é conhecido, com diploma pregado na parede. Quem é o único bandido diplomado de Brasília? Diga, pode falar o que o seu sorriso tá dizendo;, disse Luiz Estevão à deputada Liliane Roriz. ;O seu sorriso tá dizendo. Quem é o único bandido diplomado de Brasília? Pode dizer, quem é? É Luiz Estevão;, afirmou o ex-senador.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação