Cidades

Operação da PM acirra ainda mais relacionamento com a Polícia Civil

Isa Stacciarini
postado em 09/09/2016 15:56

O conflito entre as Polícias Civil e Militar ganha um novo capítulo. Em resposta ao movimento da PCDF, devido ao qual cargos de chefia foram entegues ao Governo, a PMDF intensificou, na tarde desta sexta-feira, a Operação de Redução de Índices de Criminalidade (RIC). A ação contará com um incremento de 1.200 oficiais ao efetivo normal. Assim, cerca de 3.300 PMs estarão nas ruas hoje - o contingente será distribuído por todas as regiões administrativas do DF.

Leia mais notícias em Cidades.

Em réplica à atitude, o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) emitiu uma cartilha de orientações aos integrantes da corporação, na qual indica quais procedimentos devem ser adotados à medida que presos foram encaminhados às delegacias. Entre elas, o registro de denúncia por "abuso de autoridade" contra militares, caso a suspeita de crime não seja confirmada. O Sindicato desejou, ainda, boa sorte à PM, posto que "um assalto ocorre a cada 12 minutos no DF".

[SAIBAMAIS] De acordo com o comandante-geral da PMDF, Marcos Antônio Nunes, o projeto é tradicional e será retomado com força máxima, neste momento, devido à finalização da agenda de grandes eventos em territórios brasilienses: Olimpíadas, Impeachment e desfile de 7 de setembro. "Em razão dos últimos acontecimentos, tivemos que desmembrar os policiais em diversas atividades. Agora, nos concentraremos totalmente nas ruas", explicou.

A ação opera com o suporte de unidades especializadas da corporação, como Bope, Rotam, RPMon, BPCães, BPChoque e Batalhão de Operações Aéreas. Todos os Batalhões de Polícia Militar estão fechados. O quórum de oficiais encontra-se, integralmente, nas ruas.

Assembleia da Polícia Civil

A nova rodada de negociação entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e policiais civis não avançou. De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol), o Executivo local não apresentou nenhuma nova proposta e foi provocado pelo Ministério Público do Distrito Federal e por uma desembargadora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

O GDF pediu uma contraproposta dos servidores, mas representantes dos policiais civis reforçaram que exigem os 37% da Polícia Federal a partir de 2017 até 2019.Uma nova ausência de conciliação foi marcada para a próxima sexta-feira (16/9). Durante a semana, entre terça (13/9) ou quarta-feira (14/9), policiais vão se reunir com o secretário de Fazenda, João Fleury, para analisar o caixa do GDF. Ações dentro da base, internamente e externamente, inclusive política junta com a Câmara Legislativa do DF e a Câmara dos Deputados, estão programadas a partir de segunda-feira.

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação