Cidades

Protetores denunciam: desocupação passou com tratores por cima de cães

O fato teria ocorrido na última sexta-feira (9/9), quando agentes do Governo do Distrito Federal (GDF) retiraram construções de madeirite do local

postado em 10/09/2016 21:43
O fato teria ocorrido na última sexta-feira (9/9), quando agentes do Governo do Distrito Federal (GDF) retiraram construções de madeirite do local

Protetores de animais denunciam que ao menos três cachorros foram mortos durante uma ação de desocupação no Setor de Oficinas Sul (SOF Sul). O fato teria ocorrido na última sexta-feira (9/9), quando agentes do Governo do Distrito Federal (GDF) retiraram construções de madeirite, lona e telhas do local. Durante a ação, os ocupantes teriam sinalizada a presença de animais nos barracos, mas, mesmo assim as máquinas continuaram a agir.


A morte dos animais foi descoberto na manhã deste sábado (10/9), quando uma equipe de protetores de animais esteve no local. Esporadicamente, eles constumar visitar o espaço para dar suporte aos animais e donos, com a doação de ração e tratamentos. "O que vimos foi uma cena absurda. Os moradores relataram que as equipes da derrubada não deram tempo nem deles tirar os pertences dos barracos. Eles foram chegando e derrubando tudo, inclusive com cães e gatos dentro", relatou Fabiana Calil, 35 anos.
[VIDEO1]

Os protetores conseguiram identificar a morte de um cachorro adulto e outros dois filhotes. Segundo eles, o número ainda pode ser maior. "Minha maior revolta é com a insensibilitade deste caso", completou Fabiana. Em um vídeo gravado pelos ativistas, uma moradora do local disse que sinalizou a um funcionário que a cachorra estava dando cria, mas mesmo assim as máquinas continuaram a agir.

"Uma cena horrível. Agora estamos preocupados com os outros animais que ficaram por lá. Duas cadelas estão grávidas e existem outros filhotes", disse Ana Paula Mendes, 53. Os protetores registraram ocorrência na 1; Delegacia de Polícia (Asa Sul) e esperam providências sobre o caso. "Houve uma total falta de respeito".

Por meio da assessoria de imprensa, a Administração Regional do Guará informou que a operação de retomada da área pública do Parque Ecológico Ezechias Heringer, cumpriu todas as normas adequadas de segurança. Segundo a nota, os órgãos de proteção ambiental, como o Ibram e a Zoonoses, acompanharam a ação para que não houvesse nenhum dano aos cavalos, cães e gatos do local. Muitos deles apresentavam indícios de maus tratos. Um caminhão foi oferecido para que, caso alguém desistisse de seu animal, ele pudesse ser levado a um local adequado. "A Administração Regional do Guará acrescenta ainda que os trabalhos realizados ontem foram finalizados sem nenhum registro de violência ou de óbito de animal no parque", detalhou o texto.
Operação

A operação integrada do governo de Brasília retirou a ocupação ilegal no Parque Ecológico Ezechias Heringer, no Guará. Segundo o Governo, são cerca de 30 barracos espalhados em uma área de cerca de 100 mil metros quadrados. Três deles foram retirados na última sexta-feira(9/9), e a previsão é que a operação dure até a próxima semana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação