Cidades

Jovem morre após procedimento de bronzeamento natural em clínica da Asa Sul

Nara Farias Preto, 20 anos, passou pelo processo no último sábado (10/9).

Diego Borges/Especial para o Diário de Pernambuco
postado em 14/09/2016 18:50

Nara Farias Preto, 20 anos, passou pelo processo no último sábado (10/9).

Uma jovem de 20 anos morreu após passar por um procedimento de bronzeamento natural em uma clínica da Asa Sul. A estudante de direito Nara Farias Preto, 20 anos, deu entrada no Hospital da Forças Armadas (HFA) na tarde de terça-feira (13/9) reclamando de dores e fraqueza. Os médicos diagnosticaram que a jovem sofreu queimaduras de primeiro grau e também desidratação depois do procedimento. Nara teve duas paradas cardíacas, foi reanimada pela equipe médica e depois transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular do Lago Sul. A vítima faleceu por volta das 2h desta quarta-feira (14/9).

A família registrou ocorrência na 10; Delegacia de Polícia (Lago Sul). A jovem passou pelo processo de bronzeamento natural no último sábado (10/9) em uma clínica da Asa Sul. Depois disso, ela passou a reclamar de dores com os familiares. Nara também não conseguir dormir por duas noites, até que os parentes decidiram levá-la para o HFA. Lá, os médicos constaram que a jovem estava com insolação e desidratada.

A clínica Belo Bronze funciona em uma residência do bloco A da quadra 705 Sul. No local também funciona uma pensão. Vizinhos não sabiam da existência de um espaço de beleza na região. "Estou morando há pouco tempo aqui, e apenas havia percebido uma grande movimentação de pessoas, mas pensava que apenas funcionava uma pensão irregular", disse uma moradora que não quis se identificar.

Nara Farias Preto, 20 anos, passou pelo processo no último sábado (10/9).

Nas página da clínica nas redes sociais é dito que o processo não agride a pele, e também não apresenta riscos à saude. O Correio esteve no local, mas ninguém atendeu. A reportagem também tentou contato nos números indicados nas postagens da empresa, em um deles, a pessoa disse desconhecer o estabelecimento. A Secretaria de Saúde informou que, agentes de vigilância sanitária farão uma visita nesta quinta-feira (15/9), onde será verificado se a clínica possui licença de funcionamento.

Bronzeamento natural

O procedimento só pode ser realizado em horários em que a luz solar não agride a pele. Por isso, na maioria das vezes, é feito das 7h até, no máximo, às 10h. Para obter a cor desejada, é passado um produto com princípio ativo que acelera o bronzeamento. Para isso, é necessário o acompanhamento de um profissional da área, que molhará o cliente a cada 10 minutos e também oferecerá água de coco para evitar a desidratação. A técnica não pode ser usada no rosto. Antes de ser exposto ao sol, o paciente também deve tomar um café da manhã reforçado. O tempo máximo de exposição é de 1h30, no caso de Nara, ela ficou exposta por quase 4 horas.

Com informações de Júlia Campos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação