Cidades

Época de estiagem prejudica o fornecimento de água no DF

Adriana Bernardes
postado em 16/09/2016 06:10


As altas temperaturas não são os únicos transtornos causados pelo longo período de seca em 2016. Ontem, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) cortou o fornecimento de água em seis regiões administrativas: Jardim Botânico, São Sebastião, Brazlândia, Sobradinho, Sobradinho 2 e Planaltina, atingindo 132 mil pessoas. De acordo com o órgão, além do calor intenso, os baixos níveis dos reservatórios e o aumento do consumo justificaram a necessidade do corte. Apesar de classificada como emergencial, a medida foi tomada para evitar um desabastecimento maior. Porém, há possibilidade de que ela seja estendida.


A empresa divulgou nota, alertando para o corte e solicitando aos moradores das regiões afetadas que diminuam o consumo de água. Técnicos do governo monitoram o leito dos córregos diariamente para avaliar se a captação pode ser retomada. A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) intensificou a fiscalização dos agricultores para garantir que eles não retirem água em quantidade maior do que a autorizada.


Em reunião com os produtores, ficou acordado que eles não irrigarão as lavouras entre as 11h30 e as 14h, período de maior evaporação. Além disso, eles se comprometeram a se revezar. Quem está na margem direita pega a água no período da manhã. Quem fica no esquerdo, usa à tarde, ou vice-versa. Espero que tenha água suficiente em casa até a hora de voltar;, relata a professora.


Chuvas

A assessoria de Comunicação da Caesb informou que todas as cidades afetadas devem ter a situação normalizada na manhã de hoje (leia Previsões de retorno). Acrescentou, no entanto, que não há como fazer previsões de novos cortes, pois o aumento no nível dos reservatórios depende do retorno das chuvas. A última precipitação de 2016 no DF foi em 24 de agosto. A expectativa é de que as chuvas voltem a partir da segunda quinzena de setembro. Ontem, a temperatura chegou aos 34;C, pouco menor do que a de quarta-feira ; 34,2;C ;, a maior registrada neste ano. Em outubro de 2015, os termômetros alcançaram 36,4 ;C, batendo o recorde histórico de 2008, quando atingiram 35,8;C.A moradora de São Sebastião Cláudia Nunes, 45 anos, disse que sabia do corte da Caesb, no entanto, se surpreendeu. ;Fui avisada por um grupo de WhatsApp. No meu trabalho, não faltou, porque temos caixa d;água, mas recebi mensagens de amigos dizendo que não tinham em casa. Essa é a primeira vez que vejo isso acontecer.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação