Cidades

Semana Nacional do Trânsito começa esta sexta, com diversas campanhas

A meta é reforçar para os brasilienses a responsabilidade individual de cada cidadão no trânsito

postado em 16/09/2016 11:49

O governador participou da solenidade de abertura: campanhas educativas em todo o DF

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, abriu a Semana Nacional do Trânsito de 2016, no auditório da Sede do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), na manhã desta sexta-feira (16/9). O evento tem como tema a ;Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito ; 2011/2020: Eu sou %2b 1 por um trânsito %2b seguro;. A meta é reforçar para os brasilienses a responsabilidade individual de cada cidadão no trânsito. A programação contará com 10 painéis informativos e um cinema a céu aberto, com energia elétrica gerada a pedaladas.

Leia mais notícias em Cidades

O Detran é o órgão responsável por coordenar as ações. Além do departamento, vão participar das campanhas a Polícia Militar, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), a Secretaria de Mobilidade (Semob), a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Segurança Pública e Paz Social, a Secretaria de Educação, a Universidade de Brasília (UnB) e grupos de ciclistas, de escoteiros e de motociclistas.

O Núcleo de Programa Educativo de Trânsito (Nupet) do Detran vai montar 10 polos para tratar disseminar informações de diversos temas relacionados à mobilidade e a segurança. Na Rodoviária do Plano Piloto, o tema será Mobilidade Urbana. Na estação do Metrô Parkshopping, sobre pedestre e travessia segura. Na Estrutural, próximo ao posto da PM, o tema será o ciclista. Em Taguatinga, na Praça do Relógio, será motociclistas e, em Planaltina, será álcool e celular no trânsito.

Cinema a pedaladas

O Projeto Cine Pedal Brasil trará sessões gratuitas e ao ar livre com os filmes ;Bike vs Carros; e ;O Menino e o Mundo;, com o público gerando eletricidade ao pedalar em bicicletas. Os participantes precisam gerar no mínimo 1300 watts para o cine funcionar. Os equipamentos serão montados na Praça do Museu Nacional, e funcionarão das 16h às 22h. A ideia é democratizar o conteúdo audiovisual e conscientizar participantes sobre a importância da energia limpa para o meio ambiente.

No local haverá um sinalizador exibindo em tempo real quantos watts estão sendo gerados. Além da produção de energia limpa, o publico será estimulado a usar a priorizar a bicicleta em detrimento do carro para se locomover na cidade. A ideia é que compareçam na sessão já nas magrelas. O projeto já passou por Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (BH). Após passar pelo DF, o Cine Pedal irá para Goiânia (GO), Salvador (BA), Recife (PE) e Natal (RN).

A infraestrutura do Cine Pedal conta com 10 bicicletas fixas e 10 bases onde o público poderá encaixar suas próprias bikes (de qualquer modelo e tamanho). O festival também disponibiliza um pedal manual, que pode ser utilizado por cadeirantes, crianças e idosos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação