Cidades

População de seis regiões do Distrito Federal sofre sem água

Moradores enchem galões e baldes e se adaptam para enfrentar o maior problema de abastecimento da história. Racionamento afeta, a princípio, seis cidades. Em alguns locais, as torneiras ficam vazias por até quase 24 horas

postado em 23/09/2016 06:05

Dona Almerinda afirma que nunca viu tamanho racionamento, mas alerta para o desperdício de água

Drama. É com essa palavra que os moradores das regiões afetadas pelo racionamento de água no Distrito Federal definem a atual situação. É roupa suja para lavar, crianças para dar banho, comida para ser feita e casa para limpar. Tudo à espera de água. Apesar do cronograma estabelecido pelo governo para a distribuição, entre a maioria dos moradores, o clima é de incerteza. E, na dúvida, quem pode junta o que consegue para garantir água pelo menos para o necessário. Hoje, outras três regiões: São Sebastião, Planaltina e Sobradinho 2 ficarão sem água, alguns, até sábado às 15h (veja Qquadro).

O rodízio de abastecimento foi oficializado na última quarta-feira pela Agência Reguladora de Águas (Adasa), como uma forma de cumprir a determinação de redução de 10% do consumo de água no DF. A princípio, entram no esquema as seis cidades abastecidas por córregos. O desligamento é programado, anunciado com 24 horas de antecedência e pode durar o dia inteiro. Apesar de entenderem a decisão, os moradores sofrem.

No endereço da dona de casa Maria de Lourdes Pereira do Nascimento, 49 anos, no Bairro Vitória, em São Sebastião, acabou até a água para beber. O marido precisou sair, no fim da tarde, para comprar novos galões. ;O negócio está feio. Onze dias sem água. Vem muito pouco, quando vem. A gente deixa a mangueira ligada o tempo todo, mas não sai nada. Ontem (quarta), chegou por volta da meia-noite, enchemos um pouco da caixa d;água, mas não deu para nada, já está vazia;, reclamou Lourdes.

São oito pessoas em casa, sendo duas crianças. Lourdes mostra o balde de roupa cheio de um lado e a caixa d;água vazia do outro. ;Temos um poço também, mas está seco por conta do clima. Na hora do banho, tem que ser aquele típico banho de gato.; De acordo com a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), dona Lourdes e todos os outros moradores estão passando por isso para que se possa ;preservar os níveis de reservação e evitar falta de água em maior proporção;.

Segundo a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento (Adasa), o DF vive a pior crise hídrica dos últimos 30 anos, com baixos níveis de água nos reservatórios do Descoberto (37,14%) e de Santa Maria (49,19%), índices medidos na última terça-feira. ;Nunca vi isso na vida;, comentou a pensionista Almerinda Lopes da Silva, 71. Há 29 anos morando em São Sebastião, para não faltar água, ela tem estocado galões no fundo de casa. ;Eu imaginava que isso ia acontecer um dia. Tem vezes que não conseguimos pisar na porta de casa de tanta água acumulada aqui na frente. Muito desperdício.; De fato, em todas as vias que a reportagem esteve, tinha vazão de água pelos canos das casas. Muitos lava a jato também continuam funcionando, sem controle da quantidade de água utilizada.

;Quem tem caixa d;água está se virando, mas eu não tenho. O jeito é reservar nos baldes;, diz o cabeleireiro Francisco Melo da Silva, 36. Ele perdeu um cliente na manhã de ontem porque não tinha água para lavar o cabelo. ;Tem gente que desperdiça, e faz falta para todo mundo. Já vi falta de água por aqui, mas nunca dessa forma.;

Onde vai faltar água hoje

São Sebastião

; Bairro São José; Bairro São Francisco e Morro da Cruz ; Fechamento, às 9h de hoje, e abertura, às 8h de amanhã.
; Setor Residencial Oeste, Quadras 305, 306 e 307; Morro Azul e Vila do Boa ; Fechamento, às 7h, e abertura, às 19h de hoje.

Planaltina
; Setor Residencial Leste/Vila Buritis ; Fechamento, às 16h de hoje, e abertura, às 15h de amanhã.

Sobradinho II
; Condomínios do Setor Habitacional Contagem (Morada dos Nobres, Vivendas Serranas, Recanto dos Nobres, Vivenda da Serra e Vivenda Campestre, Jardim Ipanema, Jardim América, Condomínio Serra Dourada) ; Fechamento, às 15h de hoje, e abertura, às 14h de amanhã.
; AR 13, 15, 17 e 19, Condomínios do Setor Habitacional Contagem (Condomínio Vila Verde, Residencial Sobradinho III, Condomínio Versailles) ; Fechamento, às 15h de hoje, e abertura, às 14h de amanhã.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação