Cidades

Moradores do Entorno do DF estão cansados das promessas eleitorais

Enquanto os candidatos brigam pelos votos - ou na Justiça para garantir o direito de disputar uma vaga -, moradores reclamam da falta de segurança, transporte, asfalto, educação e saúde. Muita conversa, pouca ação

postado em 25/09/2016 08:02
Águas Lindas: O aposentado José Eusébio complementa a renda cultivando plantas, mas não tem água para regá-las

O Juizado Eleitoral de Planaltina-GO recebeu pedido para cerca de 500 candidaturas ; incluindo as da cidade vizinha de Águas Frias, emancipada em 1987. O número rendeu o 4; lugar no ranking de mais registros em todo o estado de Goiás. Com tantos candidatos, é possível ver de tudo. De nomes bizarros a brigas entre os partidos. Em Águas Lindas, sete postulantes ao cargo de vereador tiveram que deixar a disputa. O ex-prefeito da cidade Geraldo Messias (PTC), que briga para voltar a ser chefe do Executivo local, também teve a candidatura indeferida, mas recorreu.

[VIDEO1]

Sardinha, Capitão, Poeta Boy filho do Borracha, Faria Piqueno, Maria do Forró. Esses são alguns dos concorrentes à Câmara Municipal de Planaltina-GO. ;Parece até brincadeira. Eu só acho engraçado;, comenta a moradora da cidade Maria do Carmo de Sousa, 32 anos. Segundo o juiz eleitoral de Planaltina, Alano Cardoso e Castro, uma candidatura registrada para concorrer à prefeitura teve problema e não foi aceita por falta de documentos. O candidato, que era do Psol, ainda tem a chance de recorrer.

[SAIBAMAIS]Um dos problemas em Planaltina foi a dissidência entre partidos. O PR, o PCdoB e o PSDB fizeram diferentes coligações dentro do mesmo grupo partidário. ;Uma parte da legenda coligou com um grupo. Os dirigentes, do mesmo partido, fizeram outra convenção e se coligaram com um grupo rival. Isso nos deu muito problema, virou bagunça, mas agora já foi tudo julgado;, explica Alano.



O feirante José Iranildo Mendes, 43, não quer saber de confusão, quer mudança. ;Asfalto, transporte, hospital, precisa de tudo. Hospital só tem um. Quando tenho que andar de ônibus, é uma demora, os que passam estão sempre cheis porque só tem uma empresa. Ainda não consegui me decidir sobre candidatos, mas essas mazelas não podem continuar;, afirma. Fátima Aparecida Pereira, 61, já escolheu em quem votar e preparou a lista de cobranças. ;Temos que ajudar nossos adolescentes, dar oportunidade de emprego, reduzir os valores das passagens e investir em segurança, além de valorizar a nossa feira;, resume.

O problema de falta de asfalto, vivido pelos moradores de Valparaíso, repete-se em Planaltina. O Jardim Paquetá, bairro onde a dona de casa Luciana Machado Reis, 33, mora com o marido e os três filhos, está coberto de barro. Ela até tenta deixar a casa limpa, mas não tem jeito. Na hora de levar Geovani, 6 anos, à escola também é difícil. ;Entra terra nos olhos deles, os carros passam e jogam terra na gente, é muito ruim;, relata. Luciana participou de uma reunião do bairro na última semana e soube que o asfalto demorará ainda para chegar. ;Disseram que não tem dinheiro. É importante que os próximos vereadores e o prefeito olhem para isso;, pede.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação