Cidades

Com a tradição de uma década, o Feijão Solidário já tem data certa este ano

A expectativa é de que centenas de brasilienses se mobilizem em prol da causa, que busca dar apoio financeiro a creches e abrigos de idosos

Isa Stacciarini
postado em 25/09/2016 08:03
Para este ano, o Feijão Solidário promete repetir o sucesso do ano passado: verba revertida para ajudar instituições

Há mais de uma década, ajudar o próximo e garantir benefícios para as necessidades de quem mais precisa é o lema do Programa Correio Braziliense Solidário. Entre as diversas iniciativas do trabalho, que há 13 anos se consolidou na capital, está o Feijão Solidário. O evento, regado a um cardápio típico e música brasileira, reúne pessoas em prol de um único objetivo: a solidariedade. Em média, entre 2 mil crianças e 70 idosos em instituições do Distrito Federal são atendidos anualmente com as arrecadações. Uma ação que volta os olhos para creches e abrigos que promovem o acolhimento e o aconchego. Este ano, o evento chega à 10; edição com a expectativa de atrair centenas de participantes.

No calendário, a solidariedade tem data certa: sábado, 22 de outubro. O Minas Hall será o palco do encontro. O recurso arrecadado com a venda dos ingressos é revertido de acordo com as necessidades de cada instituição. As verbas já foram empregadas para obras de estrutura de cozinhas, banheiros e refeitórios, além de compra de itens importantes, como fogão e geladeira. Até o fim de 2016, outra comemoração está na lista das programações com o foco na ajuda, mas ainda não está definido qual será o evento.


Ao longo do ano, são organizadas festas em datas comemorativas e culturais com o intuito de mobilizar a comunidade do Distrito Federal, como o Arraial Solidário e a Noite Solidária. Inserido nesse leque de eventos, está o Feijão Solidário. A previsão, assim como nos anos anteriores, é de um grande número de participantes. A presidente do Correio Solidário, Nazareth Teixeira da Costa, está otimista. ;Nossas expectativas são boas e contamos com um bom número de madrinhas para a venda dos ingressos. O que é arrecadado, nós empregamos nas creches e nos abrigos de idosos para melhorias. Fazemos de dois a três eventos ao ano e, até o fim de 2016, devemos ter mais alguma ação;, destacou.

Transparência
Todos os encontros têm um único objetivo: arrecadar verbas para serem revertidas às instituições, de acordo com necessidades específicas. ;O nosso trabalho existe há 13 anos em Brasília e, com o auxílio da sociedade, conseguimos a mobilização das pessoas. O segredo é a transparência, fazer esse trabalho com a sociedade e mostrar onde o dinheiro está sendo empregado. Isso é importante. O fato é que o brasiliense tem ajudado bastante;, ressaltou Nazareth.

Entre as ações transparentes, estão a publicação de textos publicitários e fotos no Correio, além do convite de madrinhas em eventos de reinauguração de algum espaço de creches ou abrigo de idosos com maior estrutura. ;São creches e abrigos necessitados e, mesmo com a mobilização dessa parte da sociedade, às vezes, temos a sensação de estarmos fazendo pouco, mas tem sido o bastante.;

Para saber mais

Inspiração mineira

O Programa Correio Solidário foi importado de Belo Horizonte, em 2003. Na capital mineira, era voltado para ajudar crianças apenas na época do Natal. Hoje, são diversos eventos promovidos pelo projeto social, como Arraial Solidário, Feijão Solidário, Halloween Solidário, Noite Solidária, entre outros. São eles que permitem a captação de recursos, que, posteriormente, são repassados às instituições parceiras. Outro meio de arrecadação é a doação espontânea de pessoas físicas e jurídicas, além de parcerias institucionais e com entidades e empresas promotoras de eventos.

Programe-se
10; Edição do Feijão Solidário
Quando: 22 de outubro, das 13h às 18h
Onde: Minas Hall ; Setor de Clubes Norte, Trecho 3, Conjunto 6
Informações: 3214-1401

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação