Cidades

Campanha de multivacinação contará com 89 postos de saúde no DF

Segundo o secretário de Saúde do DF, Humberto Pereira da Fonseca, a expectativa da pasta era atender 100 mil crianças ontem

postado em 25/09/2016 08:04
;Não vou mais virar um alien amarelo;, resume Fernanda Chaves Nunes, 6 anos, quando saiu da sala de vacinação. Ao sentar na cadeira tão temida pelas crianças, o olhar era de medo. As lágrimas chegaram a ensaiar escorrer. Em menos de segundos, abriu um sorriso. ;Estava com medo. Não doeu nada.; Na saída, ficou conhecida como menina superpoderosa pelos funcionários do posto de saúde. Protegida, está imune à febre amarela.

Fernanda participou, ontem, do Dia D da Campanha de Multivacinação. De acordo com orientação do Ministério da Saúde, estados e municípios deveriam manter as salas de vacinação em atividade durante todo o dia. No DF, 89 postos funcionaram das 8h às 17h. Um dos objetivos da mobilização é atualizar a caderneta de crianças e adolescentes de até 19 anos. ;A gente procura estar com as vacinas de Fernanda sempre em dia. É fundamental para manter a erradicação de doenças;, conta Daniela Nunes, 41 anos, mãe da pequena. Durante a campanha 123 unidades de saúde estarão aptas a aplicar as vacinas.



Segundo o secretário de Saúde do DF, Humberto Pereira da Fonseca, a expectativa da pasta era atender 100 mil crianças ontem. E, em toda a campanha, 330 mil. ;Percebemos a reincidência de algumas doenças, como coqueluche, sarampo, que não teve no DF, mas teve no Brasil, e caxumba. Todas elas são imunopreviníveis.; Para Humberto, a volta dos males é um sinal de, que em algum momento do passado, houve falha ou erro de imunização. No posto da W3 Sul, o próprio secretário, que é médico, vestiu o jaleco, tranquilizou e vacinou várias crianças.

A campanha
Criança e adolescentes de 0 a 19 anos
Em 89 postos do DF até 30 de setembro

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação