Cidades

Apesar de suspensos os cortes de água, DF mantém estado de alerta

As chuvas dos últimos dias ainda não conseguiram recuperar as barragens, apenas os mananciais menores

Flávia Maia
postado em 27/09/2016 06:00
A quantidade de água disponível na Barragem do Descoberto caiu de 38,57% para 35,6% em uma semana: alerta continua
Os cortes de água no Distrito Federal estão suspensos nesta semana. O que significa que a população não sofrerá com interrupções no abastecimento como nos últimos dias. Entretanto, de acordo com a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), a capital do país permanece em estado de racionamento. Até porque os principais reservatórios ; o do Descoberto e o de Santa Maria ; continuam com perda sistemática de volume. Nem mesmo as chuvas dos últimos dias permitiram a recuperação das represas maiores, apenas de pequenos mananciais. A Barragem do Descoberto segue em alerta, e a quantidade de água disponível é de 35,6%. Há sete dias, era de 38,57%. O mesmo ocorre em Santa Maria. Na semana passada, contava com 49,49% de volume útil. Agora, está com 47,95%.

[SAIBAMAIS]A opção da Companhia de Saneamento do DF (Caesb) em não fazer um plano de interrupções para esta semana se deve à economia de 10% empregada pela população, assim como à recuperação dos mananciais que abastecem os locais onde a água do Descoberto e de Santa Maria não chegam. São córregos como o Pipiripau, em Planaltina; o Barrocão, em Brazlândia; Contagem e Paranoazinho, em Sobradinho; e o Mestre D;Armas, também em Planaltina. ;Por causa do volume menor, eles se restabelecem mais rapidamente com as chuvas. Mas, além disso, tiveram as ações de fiscalização e de manejo de vazões;, explica Camila Campos, coordenadora de Informações Hidrológicas da Adasa. Segundo ela, a Caesb deve enviar toda semana um plano de ação para a agência sobre o uso da água. Isso significa que, na próxima semana, os cortes não estão descartados.

A lei permite que a Adasa faça uma reorganização entre os setores, sempre priorizando o fornecimento. Por isso, o rearranjo feito em áreas de uso urbano e rural. No Pipiripau, para garantir que não falte água nas casas, o órgão lançou uma resolução na semana passada, que diminuiu quase pela metade a vazão do Canal Santos Dumont, que abastece as propriedades rurais da região. No Barrocão, a Adasa propôs rodízio para a irrigação e fez a fiscalização. ;Retiramos os cortes porque não queremos punir a população mais do que o necessário. Mas é importante frisar que continua o estado de alerta;, afirma o presidente da Caesb, Maurício Luduvice.

Para Henrique Leite Chaves, professor de manejo de bacias hidrográficas da Universidade de Brasília (UnB), a Caesb e a Adasa se precipitaram ao divulgar que não haverá racionamento na semana. ;Cria um descrédito na população, que acaba interpretando que não estão dando a devida importância aos recursos hídricos, e isso é ruim.; Para ele, é importante manter o alerta, até porque só em janeiro será possível saber se os reservatórios se recuperaram da estiagem.

Por enquanto, as chuvas não conseguiram recompor as barragens. Em áreas com muita impermeabilização, o escoamento é superficial. ;Quando a chuva cai, ela tem caminhos para chegar ao rio: ou vai direto ou se infiltra no solo e enche o lençol, que alimenta o reservatório;, conclui Camila Campos.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação