Cidades

Bikes se destacam por menos emissão de poluentes

As duas opções de transporte registraram melhores resultados entre as 12 que disputaram o 8º Desafio Intermodal

postado em 27/09/2016 06:05
Os participantes do evento cumpriram trajeto de até 14km entre o Guará e o Museu Nacional da República
Com o trânsito de Brasília cada vez mais complicado em horários de pico, os brasilienses buscam alternativas para chegar aos destinos desejados. A ONG Rodas da Paz calculou, ontem, no 8; Desafio Intermodal, o tempo, o custo e a emissão de poluentes em 12 modalidades: bicicleta, tandem (bike para duas pessoas), mountain bike, corrida, carona, metrô, moto, metrô mais bicicleta, carro, ônibus, Uber e táxi. No total, 26 voluntários e oito de apoio traçaram o percurso, com saída às 7h43 da QE 7 do Guará e chegada no Museu Nacional da República. O trajeto tinha de 12km a 14km, a depender da opção. A motocicleta completou a prova em primeiro lugar, com 16 minutos e 22 segundos, mas, devido aos critérios avaliados, a bicicleta teve melhor desempenho, com 8,3 de média.

[SAIBAMAIS];Não é uma competição entre participantes, é uma avaliação entre os diferentes modais;, adverte, logo no início, o voluntário do Rodas da Paz Régis Oliveira. O secretário de Mobilidade, Fábio Damasceno, participou do desafio de ônibus. Para ele, foi uma oportunidade para dialogar com a população. ;É a primeira vez que o governo participa, e isso nos ajudará a construir políticas públicas no DF. A ideia é avaliar todos os modos de transporte;, afirma. Além dele, o secretário adjunto de Mobilidade, Dênis Soares, e o diretor-geral do Transporte Urbano do DF (DFTrans), Léo Cruz, estiveram no evento.

O Correio também acompanhou a iniciativa de coletivo e teve um tempo de espera na parada de cerca de 15 minutos. Em uma segunda-feira atípica, o ônibus da linha 162.2 estava vazio, e o trajeto se cumpriu sem maiores congestionamentos. A assistente de projetos Ana Paula Queiroz, 41 anos, pega o transporte público todos os dias. ;Eu prefiro esse horário, pois pelo menos consigo ir sentada. Falta melhorar a quantidade das linhas. Quando vou para a UnB, se eu perco o das 6h30, tenho de pegar dois ônibus e ainda chego atrasada. É preciso verificar o número de usuários porque está difícil;, relata.

As duas opções de transporte registraram melhores resultados entre as 12 que disputaram o 8º Desafio Intermodal
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação