Cidades

Pré-requisitos para novas permissões de táxi no DF são divulgados

Licitação dará preferência a taxistas experientes, que respeitem as leis de trânsito e ofereçam carros de boa qualidade

Adriana Bernardes
postado em 30/09/2016 10:03

Foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal desta sexta-feira (30/9) o pré-edital de licitação para novas concessões de táxi do DF. De acordo com o Decreto N;37.668, terão preferência os candidatos com maior tempo de praça e com menos pontos na carteira de motorista. Também sairá à frente, quem oferecer veículos mais novos e com porta-malas grande. Assim como aqueles que comprovarem experiência por meio de registro na carteira ou contrato de trabalho.

Ao Correio, o secretário de Mobilidade, Fábio Ney Damasceno disse que o número de novas permissões ainda não está definido. Segundo ele, isso vai depender de um estudo que está sendo feito. "O mercado de táxi passou por uma grande transformação, com a inclusão do Uber. Não adianta a gente ampliar o número de placas sem saber qual é a necessidade", explica.

Também nesta sexta-feira, saiu a regulamentação duas modalidades de táxi para a cidade: pré-pago e executivo. Os serviços serão prestados por taxistas profissionais com permissões para trabalhar na capital. O serviço pré-pago terá guichê de atendimento com serviço de cartão de crédito e débito, e um aplicativo que meça a distância e calcule o preço da viagem. Entretanto, o valor do quilômetro rodado será R$ 3,65, ou seja, 28% mais caro que a tarifa cobrada nas corridas convencionais.

O serviço de táxi executivo funcionará com carros sedan sem adesivos e com banco de couro, porém possuirá placa vermelha. Neste caso, o preço por quilômetro rodado será até duas vezes mais caro, ficando a critério do motorista conceder ou não desconto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação