Cidades

Falta manutenção em fiação de escola onde jovem sofreu parada cardíaca

Laudo não sustenta que o estudante, que está hospitalizado, tenha sofrido uma descarga elétrica. Testemunhas, porém, detalham que o rapaz reagiu como se tivesse levado um choque antes de cair

Luiz Calcagno
postado em 30/09/2016 15:05
A fiação da guarita de vigilância da escola em que o rapaz de 24 anos sofreu uma parada cardíaca, em Planaltina, não estava boa e já deveria ter sido trocada. Esta é a conclusão de técnicos da Defesa Civil, que vistoriaram o local. Ressecados e desencapados, fios energizaram a grade e o portão ao lado da guarida do Centro de Ensino Fundamental 1. Segundo a Divisão de Comunicação da Polícia Civil (Divcom), uma testemunha contou que conversava com o rapaz no momento do incidente e que ele reagiu como se levasse um choque antes de cair no chão. Porém, para o subsecretário de Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra, o laudo não sustenta que o estudante, que está hospitalizado, tenha sofrido uma descarga elétrica.

Leia mais notícias em Cidades

[SAIBAMAIS]O incidente aconteceu na última quarta-feira (28/9). A vítima teve três paradas cardíacas no pátio do Centro Educacional 1. Ele foi socorrido por militares do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam), que fizeram massagem cardíaca e conseguiram salvar a vida do rapaz. O jovem é ex-funcionário da escola e estava esperando a namorada sair da aula. Por sorte, os policiais estavam na região no momento do incidente.

A ação foi registrada pelas câmeras de segurança da escola. Nela, é possível ver o jovem deitado no chão e um colega chamando os policiais. Os militares entraram na unidade e realizaram os primeiros socorros até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel (Samu). ;A capa de plástico da fiação estava velha. Constatamos que a corrente elétrica estava fugindo por um pilar da estrutura que é ligado ao portão e a grade;, explicou Bezerra.

Segundo o coronel, a fuga de corrente elétrica propiciaria o choque elétrico em quem tocasse no portão e na grade ao mesmo tempo. ;Mas, é impossível dizer exatamente o que aconteceu. Só dá pra estabelecer relação de causa e efeito na hora. Depois, é inferência. Não sabemos se ele levou o choque, mas havia corrente elétrica inclusive quando medimos no local. Isso é falta de manutenção;, afirmou.
Investigação
A medição dos técnicos chegou a marcar uma corrente de 190 voltz. O Centro Educacional foi notificado. O estado de saúde da vítima é estável. O rapaz está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Ceilândia (HRC).

Consta no depoimento de uma testemunha que ele segurava a grade e o porão quando caiu inconsciente. No hospital, no entanto, um médico que o avaliou disse não haver indícios de que ele tivesse levado um choque. ;A irmã do rapaz informou na delegacia que o rapaz não tem problemas no coração;, informou a Divcom. O caso está sob investigação da 16; Delegacia de Polícia (Planaltina).
A reportagem procurou, por e-mail, a Secretaria de Educação, mas, até a publicação desta reportagem, o órgão ainda não havia respondido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação