Cidades

Estudantes participam de encontro que simula debates da ONU

postado em 30/09/2016 16:42
Estudantes do Colégio Militar de 13 cidades do país estão reunidos no Distrito Federal, desde quinta-feira (29/9) para o 1; Desafio Global do Conhecimento do Sistema Colégio Militar do Brasil. O evento conta com uma feira de ciências e com uma simulação de Agência das Nações Unidas conhecida como ;Mundo CM;. O encontro desenvolve discussão de temas nos mesmos moldes das mesas de debates realizadas na Organização das Nações Unidas.

Leia mais notícias em Cidades

Ao todo, 400 estudantes do ensino básico de Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Campo Grande, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Curitiba, Porto Alegre e Santa Maria participam do evento. Os encontros acontecem nas instalações do Colégio Militar de Brasília. Os próprios alunos coordenam a supervisão de profissionais.

A Mundo CM começou na quinta-feira, com uma palestra sobre a Geopolítica na África, proferida pelo General Ricardo Rodrigues Canhaci, oficial que desenvolveu ações no continente. O tema das reuniões é ;Visibilidade de grupos minoritários, ressignificação de direitos;.

Entre os temas debatidos estão a crise migratória no Mediterrâneo; programas de transferência de renda e seus impactos na redução da pobreza; trabalho infantil e a responsabilidade social do Estado; e a violência sexual como arma de guerra no continente africano. Haverá, ainda, uma simulação do Conselho de Segurança da ONU com a temática da situação em Ruanda. A feira de ciências tem, como tema, Proteção do Meio Ambiente, e expõe 300 trabalhos confeccionados pelos participantes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação