Cidades

Ex-alunos da turma de 1986 do Colégio Militar se encontram na instituição

Emocionados, participaram da tradicional cerimônia de formatura dos alunos e reviram antigos professores

postado em 08/10/2016 08:03
[FOTO1]
O período escolar costuma ser um dos mais marcantes. Quebrar a barreira da fase estudantil e passar para a vida adulta deixa sentimentos de saudade. Para reviver um pouquinho de uma época tão importante, ex-alunos do Colégio Militar de Brasília (CMB) resolveram estabelecer encontros mensais 30 anos depois da conclusão do ensino médio. Pela primeira vez, 48 ex-estudantes, que se formaram na mesma turma em 1986 ; a segunda a concluir o ensino no colégio ;, reuniram-se na unidade. O encontro ocorreu na manhã de ontem.

Alguns olhares de estranhamento e timidez marcaram o clima no primeiro momento em que os velhos amigos se reencontraram. A grande maioria não se via há quase três décadas. Muitos foram embora do Distrito Federal, e até mesmo aqueles que dividem a mesma cidade não se encontravam havia um bom tempo. Passados tantos anos, a fisionomia de alguns não foi reconhecida por outros. Entretanto, com poucos minutos de conversa, o clima de coleguismo, o mesmo da adolescência, pareceu tomar conta de todos.

Tudo começou há três anos, quando Luciano Trindade Altoé, 48 anos, reuniu-se com alguns ex-companheiros de classe para bolar um meio de realizar encontros frequentes com a turma. ;Antigamente, nós tínhamos um grupo de e-mail, mas não era tão eficaz. As novas tecnologias possibilitaram uma interação maior, então criamos um grupo de conversa para tentar reunir todo mundo;, relata. Assim, surgiu a ideia de montar uma página de internet com o objetivo de organizar reuniões.

O projeto cresceu e o site começou a ter outras finalidades. ;Conseguimos estabelecer um encontro mensal, toda primeira quinta-feira do mês. Também realizamos arrecadações de doações durante o ano inteiro e ajudamos uma instituição de caridade;, ressalta Luciano. Mesmo não seguindo a carreira militar, o servidor público afirma que a experiência no colégio foi a base para uma vida inteira. ;É emocionante ver todo mundo junto de novo. Ainda mais dentro do lugar em que passamos boa parte de nossas vidas;, comove-se.

Ontem, finalmente, houve o grande momento: um encontro dentro do colégio. A reunião começou por volta das 7h e seguiu o cronograma estabelecido no portal. Os ex-alunos participaram da tradicional formatura geral, que consiste em um desfile pela instituição. Visivelmente emocionados, os pioneiros do local cantaram o Hino da Bandeira e o da escola. Em seguida, uma visita guiada pelos locais que marcaram a juventude deles, como a cantina, a barbearia, o salão de provas e as demais instalações da unidade. A reunião acabou por volta de 11h30.

Alguns não residem mais no Distrito Federal, entretanto fizeram questão de estar presentes. O engenheiro aeronáutico André de Almeida, 46, foi estudar em São Paulo um ano após terminar a vida acadêmica no CMB. Ele veio exclusivamente para o encontro com os colegas. ;É uma sensação única encontrar todo mundo bem, depois de tanto tempo. Também é bom saber o que todo mundo está fazendo da vida, que profissões seguiram. E ver que todos, hoje, ainda continuam sendo pessoas de bem.;

O engenheiro veio passar três dias na capital. A família ficou em São José dos Campos, cidade onde vive. ;A escola sempre marca a vida da gente. É engraçado chegar aqui e encontrar pessoas que não via havia 30 anos. Alguns eu nem reconheci, mas, depois de conversar, a gente vai lembrando das coisas que vivemos;, comenta. André também participou de outro encontro em maio. Ele considera importante manter essa ligação com os amigos.
A matéria completa está disponívelaqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação