Cidades

Festa de Nossa Senhora Aparecida deve reunir 70 mil pessoas na Esplanada

Além da missa e procissão, haverá também uma programação especial para as crianças

Priscila Botelho - Especial para o Correio
postado em 11/10/2016 06:05

Os fiéis que não tiveram a oportunidade de saudar a nomeação de Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), como cardeal pelo papa Francisco, terão a oportunidade de assistir a uma celebração presidida por ele amanhã. Trata-se da missa solene em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e de Brasília, que ocorre tradicionalmente, desde 1998, na Esplanada dos Ministérios, às 17h, seguida da Procissão das Velas. O cardinalato só será oficializado, em 19 de novembro, em Roma, mas o anúncio foi feito no último fim de semana.


Neste ano, as festividades da padroeira devem reunir um público de 70 mil pessoas, de acordo com estimativas da Arquidiocese de Brasília. O evento dará início ao Ano Mariano em todo o Brasil, que segue até 11 de outubro de 2017, em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora, nas águas do Rio Paraíba do Sul. Após a missa, será realizada a procissão pela Esplanada, com a imagem da Santa. Nesste momento, serão concedidas três bençãos: pelas famílias, pelos doentes e pelos governantes.

A programação da festa de Nossa Senhora Aparecida inclui uma série de atividades voltadas também para as crianças. A partir das 8h30, haverá missa dirigida para elas, celebrada pelo bispo auxiliar Marcony Ferreira. Depois, estão programados sorteio de brindes, brinquedos infláveis e festival de sorvete. No local, haverá postos de atendimento do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e do SOS Criança.

Programação

8h
Animação para missa das crianças, no altar montado no centro da Esplanada

8h30
Início da Santa Missa de Nossa Senhora Aparecida para as crianças. No fim da missa, haverá a coroação de Nossa Senhora feita pelas crianças. Depois, começa o festival de sorvete, com sorteio de brinquedos. Haverá também brinquedos infláveis.

14h
Oração do Ofício de Nossa Senhora.

14h50
Início do Santo Terço

15h40
Homenagem dos jovens a Nossa Senhora.

16h45
Deslocamento dos sacerdotes da Catedral ao canteiro central para a Santa Missa

17h
Missa Solene

18h30
Início da Procissão das Velas, saindo da Catedral, com três paradas para bênçãos ; da saúde; aos governantes e à Pátria; e para as famílias. A procissão vai até o segundo quadrilátero central após a Catedral.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação