Cidades

Prazo para renovar matrícula na rede pública termina esta terça

Já a matrícula de novos alunos vai até domingo. O GDF conta, atualmente, com mais de 450 mil estudantes

postado em 18/10/2016 16:04
Quem deixou a renovação de matrícula na rede pública de ensino para a última hora deve ficar atento. O prazo para o procedimento termina nesta terça-feira (18/10). A data vale para alunos da educação infantil, dos ensinos fundamental e médio e de jovens e adultos (EJA). O sistema conta, atualmente, com mais de 450 mil estudantes. A renovação garante que os alunos permaneçam nas unidades de origem e o resultado estará disponível a partir de 21 de dezembro, no site da Secretaria de Educação.

Leia mais notícias em Cidades

Também nesta terça, começa a primeira etapa para o remanejamento de estudantes da rede pública. Nesta fase, serão atendidos alunos com deficiência que desejem mudar de unidade de ensino. A segunda fase que ocorrerá entre 24 de outubro à 4 de novembro, atenderá os demais alunos.

O prazo para inscrição de novos alunos nas termina neste domingo (23/10). As inscrições devem ser feitas, inicialmente no número 156, Opção 2. Quem ainda não fez a solicitação, pode se inscrever até sexta-feira, de 7h às 21h, ou no fim de semana, de 8h às 18h. É preciso ter em mãos a certidão de nascimento da criança e o CEP da residência ou trabalho do responsável.

Para fazer as inscrições no EJA, o candidato deve utilizar o 156, com a data de nascimento, nome da mãe e CEP da residência ou do local de trabalho em mãos, de 24 a 31 de outubro.

Matrícula em línguas

Estudantes que concluíram ou estão cursando o Ensino Médio terão acesso a cursos básicos de inglês, espanhol e de língua brasileira dos sinais (Libras). As pré-matrículas devem ser feitas nas Agências do Trabalhador do Distrito Federal de 19 a 26 de outubro. O curso de Libras também terá módulo avançado.
O procedimento não garante a participação nos cursos. Após a pré-matrícula, os alunos serão selecionados pela Secretaria de Educação. O GDF fornecerá material didático para os participantes.
No total 240 alunos de todo o DF serão contemplados. As aulas de inglês básico serão ministradas nas Agências do Trabalhador do Plano Piloto, de 8h às 12h, de São Sebastião, das 14h às 18h e no Centro de Ensino Médio Integrado do Gama, de 20h às 24h.

Alunos dos cursos básicos de espanhol, das 14h às 18h, e básico de Libras, de 8h às 12h, terão aulas também na Agência do Plano Piloto. O curso de espanhol será ofertado também no Centro de Ensino Médio Integrado do Gama, de 20 às 24h. Já o módulo avançado de Libras será oferecido na Agência de Taguatinga, das 14h às 18h.

O candidato deverá levar o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), carteira de identidade e comprovante de residência, para realizar a pré-matrícula.

Terão preferência os alunos que moram nas regiões onde as aulas, que vão de 27 de outubro à 23 de dezembro, serão realizadas. Os cursos são resultado de uma parceria do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, do governo federal com a Secretaria de Educação e a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

Alunos efetivos do curso contarão com uma ajuda de custo da União no valor de R$320, em duas parcelas de R$ 160 no início e no final do curso.

Com informações da Agência Brasília.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação