Cidades

Distrito Federal terá onze postos para justificar ausência no segundo turno

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estima que 20 mil pessoas em trânsito justifiquem o voto no Distrito Federal, menos da metade do total de eleitores nessa situação no 1º turno. É preciso levar um formulário e documento com foto

postado em 29/10/2016 07:00

Amanhã será dia de votação do 2; turno para 55 municípios brasileiros. Quem estiver em Brasília e não conseguir se deslocar para o município onde está inscrito para votar poderá se justificar em um dos 11 postos espalhados pela cidade. Para isso, o eleitor deve levar um documento com foto, o título de eleitor e o formulário de justificativa, que pode ser impresso pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) (veja Atenção). O rodapé do formulário deve ser assinado apenas na frente do mesário.

No 1; turno, os eleitores reclamaram de filas nos locais de justificativa, mas, segundo o assessor de Planejamento do Tribunal Regional Eleitoral, Marcello Souto Mayor, apesar desse problema, o andamento foi considerado razoável, com média de 30 minutos por atendimento. Ele acredita que a situação tende a melhorar no 2; turno devido à quantidade menor de cidades que precisão de outro turno para definir os chefes do Executivo local. ;Cerca de 55 mil pessoas justificaram a ausência do voto no 1; turno, mas a expectativa é que, no máximo, 20 mil se direcionem aos postos neste 2; turno;, afirmou Marcello.

Leia mais notícias em Cidades

Caso não seja possível justificar no dia da votação, o eleitor tem um prazo de 30 dias para comparecer ao Cartório Eleitoral. Entre as consequências previstas para quem não justificar, estão o impedimento da emissão de passaporte e da Carteira de Identidade, de realizar concursos ou provas que visem cargos públicos e de fazer matrículas em instituições reconhecidas pelo governo. A falta de justificativa em três eleições seguidas pode resultar na perda definitiva do título eleitoral.

Veja quais são os postos de justificativa:

Asa Norte

Conjunto Nacional de Brasília

Asa Sul

Pátio Brasil Shopping

Rodoviária Interestadual

Paranoá

Salão de Múltiplas Funções da Administração Regional do Paranoá

Gama

Faciplac

Sobradinho

Centro Educacional La Salle

Núcleo Bandeirante

Salão Comunitário do Núcleo Bandeirante

Samambaia

Centro de Ensino Fundamental 404

Águas Claras

Faculdade Anhanguera

Lago Sul

Aeroporto Internacional de Brasília

Ceilândia

Fundação Bradesco

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação