Cidades

Novembro será marcado por comemorações do Dia da Consciência Negra

Celebração começa nesta terça-feira (1º) e segue até o dia 25, com capacitações, espetáculos e desfiles

postado em 31/10/2016 23:08
Data é comemorada em 20 de novembro, em homenagem a Zumbi dos Palmares
Começam nesta terça-feira (1;/11) as comemorações do Dia da Consciência Negra. A abertura ocorrerá às 10h, no Salão Branco do Palácio do Buriti, com duas palestras, uma sobre racismo institucional e a outra que tratará de empoderamento da mulher negra. O evento é resultado de parceria da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos com o Governo do Distrito Federal, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a sociedade civil.
Um dos destaques da programação será o curso de prevenção ao racismo oferecido a servidores, de 21 a 25 de novembro, na Escola de Governo (Setor de Garagens e Oficinas Norte, Área Especial 1, Quadra 1).
[SAIBAMAIS]Estão previstas ainda capacitações para melhorar os serviços de assistência social no Lago Norte e no Varjão e para trabalhadores da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF). O primeiro ocorrerá em 11 de novembro, às 10h, Casa de Cultura do Varjão (Quadra 2, Conjunto C/D, Lote 2), e o segundo, em 23 de novembro, no mesmo horário, no auditório da sede da companhia (Avenida Jequitibá, 155, Águas Claras).
Em 22 e 23 de novembro, o grupo artístico Obará apresentará o espetáculo Mosoró Dayó. Por meio de dança, teatro e cantos em iorubá, o show expressa a cultura afro-brasileira. Serão duas sessões, às 15h e às 20h, no Teatro Ulysses Guimarães (Setor de Grandes Áreas Sul, Quadra 913, Conjunto B).

A Estação Central do Metrô-DF abrirá espaço para o 7; Desfile Beleza Negra, em 23 de novembro, das 17h às 19h. Em edições anteriores, a iniciativa deu destaque à carreira do modelo Adriano Lugoli, ex-morador de rua e ex-usuário de drogas. O desfile tem apoio da Secretaria do Trabalho.

As comemorações se encerram com a apresentação de cinco políticas para igualdade racial, às 10h de 25 de novembro. O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra, em 1695.
Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação