Cidades

Fãs de tecnologia se reúnem na Campus Day Brasília pela primeira vez

Mais de 3 mil pessoas visitam o Centro de Convenções Ulysses neste sábado (5/11). O evento reúne atrações e grandes nomes do setor de inovação

postado em 05/11/2016 17:20
Evento é uma prévia da Campus Party, que ocorrerá em junho de 2017
Os corredores do Centro de Convenções Ulysses Guimarães estão cheios de fãs de tecnologia e inovação. Pouco mais de 3 mil pessoas visitam, na tarde deste sábado (5/11), o Campus Day Brasília, uma prévia da Campus Party, que ocorrerá na capital federal entre 14 e 17 de junho de 2017. O evento reúne grandes nomes dos setores, como Joseph Olin, criador da franquia Tomb Raider, além de projetos com soluções inteligentes.
A feira, que desembarcou no Brasil em 2008, chega a Brasília pela primeira vez. Quem não pôde comparecer, tem a oportunidade de acompanhar todas as atrações ao vivo pelo site www.campuse.ro. A programação se estenderá até as 22h. A plataforma on-line também concentra filmagens de edições anteriores da Campus Party.
Nathalia Quintella, 29 anos, não perdeu a chance de comparecer ao evento, que acompanha pela internet há cerca de oito anos. Ela já está com os ingressos da edição de São Paulo, da Campus Party, em mãos e garante que comparecerá, também, à de Brasília. "Sempre tive curiosidade em relação às questões de tecnologia, comunicação e robótica. As soluções vistas aqui podem ser agregadas ao meu trabalho", comentou.
Vilmar Simion levou à feira de tecnologia a proposta de metareciclagem
José Arimateia, 44 anos, também gostou do que viu. "Me interessei pela máquina de impressão em 3D. Ao ver todos esses projetos inovadores, percebemos como o Brasil está atrasado na tecnologia em relação a outros países. Esse evento é como um espelho do que podemos ter no futuro, caso os investimentos aumentem", explicou.
Idealizador do projeto Metareciclagem, Vilmar Simion, 37 anos, levou à feira de tecnologia a proposta, vigente há 9 anos, de destinação correta do lixo eletrônico. "As pessoas que aqui circulam consomem muita tecnologia: computadores, tablets, celulares. Porém, quando o produto se torna obsoleto, a maioria não sabe como realizar um descarte consciente", afirmou.
De acordo com o empreendedor, a Campus Day foi como uma boa oportunidade para ganhar adeptos ao ideal. "Hoje, conheci cerca de 50 pessoas que se interessaram pelo projeto e prometeram entregar itens no galpão onde separamos os materiais constituintes", comemorou. O local em questão funciona em Valparaíso (GO) há cerca de 9 anos.
A vinda do evento para a capital foi idealizada e executada pela Secretaria de Estado de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. De acordo com o secretário adjunto de trabalho, Thiago Jarjour, Brasília tem uma vocação natural para tecnologia e inovação. "Temos um cenário cheio de talentos e a Campus prova a discursão fazendo com que estes profissionais se desenvolvam", afirma. Jarjour realça que o Distrito Federal precisa de visibilidade nos campus relacionados a modernidade. "Além de manter os empreendedores na cidade, podemos trazer investimento de fora. Moramos em uma cidade nova que necessita deste tipo de desenvolvimento", ressalta.
A conferência mais aguardada, "Emprego dos Sonhos: Produção de Games x Vida Pessoal", de Joseph Olin, ocorrerá das 20h às 20h45. O fim de tarde e início de noite reservam outras grandes atrações, como a palestra "Por que escolher arquiteturas monolíticas e de microserviço?", com a HolicTecnology, às 19h30.

Inovação e ciência

Realizada desde 1997, a Campus Party reúne fãs de tecnologia em edições repletas de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e entretenimento digital. A primeira edição ocorreu na Espanha. Desde então, o evento expandiu-se por diversos países e chegou ao Brasil em 2008.
Em 2016, a 9; edição da feira, promovida em São Paulo, atraiu 82 mil visitantes, sendo 8 mil campuseiros vindos de outros estados brasileiros. Ao longo de uma semana, os participantes ficaram instalados em mais de 6,5 mil barracas espalhadas pelo camping. Em 2017, Distrito Federal e Minas Gerais sediarão o evento pela primeira vez.
Mais de 3 mil pessoas visitam o Centro de Convenções Ulysses neste sábado (5/11). O evento reúne atrações e grandes nomes do setor de inovação

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação