Cidades

DF está em estado de alerta por causa de forte chuva e ventanias

Rajadas podem chegar a 60km/h. Inmet analisa estender alerta de emergência para o fim de semana. Há riscos de alagamentos e de descargas elétricas

Otávio Augusto
postado em 24/11/2016 17:41
As pancadas de chuva e a ventania que atingem toda a capital federal obrigaram o Instituto de Nacional de Meteorologia (Inmet) a emitir, no incio da tarde desta quinta-feira (24/11), o Alerta Amarelo, avisando o "risco potencial" de queda de galhos de árvores, alagamentos, incidência de descargas elétricas e granizo.


O documento de emergência destaca os ventos intensos que podem atingir até 60 Km/h). A chuva pode acumular até 50 mm. As pancadas são generalizadas, inclusive na região dos reservatórios de abastecimento de Santa Maria e do Descoberto ; responsável por 70% do consumo do DF.

A previsão do Inmet para esta sexta-feira (25/11) é de pancadas de chuva e trovoadas. "Desde a semana passada estamos esperando este cenário. O fim de semana terá a mesma tendência climática. Há a possibilidade de estendermos o alerta no DF", explica a Maria das Dores de Azevedo, meteorologista do Inmet.

Cuidados

O instituto alerta para que a população evite se esconder embaixo de árvores e locais com coberturas metálicas frágeis, por conta do risco de queda e de raios. Em caso de urgência, ligue para a Defesa Civil (telefone 199) ou para o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Veja outras instruções:

- Desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
- Coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados e em local protegido.
- Revise a resistência da sua casa, principalmente o madeiramento de apoio do telhado.
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda (risco de queda pelo vento).

Monitoramento

O índice pluviométrico refere-se à quantidade de chuva por metro quadrado em determinado local e período. O dado é calculado em milímetros. Se dissermos que o índice pluviométrico de um dia foi de 2mm, significa que, se tivéssemos nesse local uma caixa aberta, com 1 metro quadrado de base, o nível da água dentro dela teria atingido 2 mm de altura naquele dia.
Com base em todos os aparelhos instalados na cidade, é possível chegar à média da precipitação observada na área total. Quando escutamos que choveu 7 milímetros na cidade, por exemplo, significa que essa seria a altura média alcançada pela água a partir do chão, na área total da cidade no período.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação