Cidades

Um dia antes do PAS, especialistas recomendam relaxar

Para psicólogos, o momento é de relaxar, e não de assimilar conhecimento

postado em 26/11/2016 11:37

Mais de 11,5 mil estudantes participarão, neste domingo (27/11) da terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB). Entre todos, o mesmo objetivo: ingressar em uma das maiores instituições de ensino superior do país. Os momentos anteriores à prova são tensos, porém, especialistas orientam que a melhor escolha agora é deixar os cadernos e livros de lado e relaxar. O Subprograma 2014 da seleção oferece 4.222 vagas distribuídas entre 99 cursos nos quatro câmpus. As oportunidades serão divididas para ingresso nos dois semestres letivos de 2017 ; sendo 2.112 para o primeiro semestre e 2.110 para o segundo.

Leia mais notícias em Cidades

A busca por uma vaga no curso de medicina ; o mais concorrido da UnB ; fez com que Lucas Mendes, 18 anos, dedicasse o contraturno da escola para a preparação ao PAS. No período da tarde, ele fez um curso preparatório, no qual aprofundou os conteúdos do programa. ;Eu busquei estudar as apostilas desenvolvidas pela escola com questões da UnB, a fim de acostumar com o que é pedido pela banca. Solucionei também questionamentos das provas anteriores. Como não fui bem na primeira etapa, esforcei-me na segunda para melhorar meu desempenho. Agora, nesta terceira, pretendo buscar o resultado ideal para classificação;, detalhou.

Na visão da psicóloga e orientadora vocacional Marília Pereira, este não é o momento propício para assimilar o conteúdo da prova. ;O máximo que poderia ser feito era uma revisão ao longo da última semana de preparação;, destacou. A especialista explica que, nas horas anteriores ao exame, o aconselhável é relaxar, dormir bem e manter uma alimentação leve. Marília também alerta para o uso de medicamentos. ;O calmante pode tirar a concentração. Somente seria adequada mediante um acompanhamento médico anterior. O remédio pode ter uma reação para cada pessoa;, explicou.

Perfil

O coordenador do Serviço de Orientação ao Vestibulando do Centro Educacional Leonardo Da Vinci, Bruno Borges, explicou que, nas poucas horas que antecedem a avaliação, é recomendável que o candidato não tenha uma carga extraordinária de estudos. ;Costumo dizer aos alunos que nenhum maratonista busca correr uma maratona na véspera da disputa oficial. O estudante deve respeitar o perfil dele. Se é mais estressado, não toque em nada e aproveite o momento com a família ou amigos para relaxar. Agora, se é mais ansioso e não aguenta ficar sem nenhum movimento anterior, a dica é que apenas fique restrito à matriz do PAS;, detalhou, referindo-se aos conteúdos de música, documentário e curtas.

O Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe) é o responsável pela elaboração, aplicação e correção das provas. Em cada uma das três etapas do PAS, os candidatos são submetidos a uma prova de conhecimentos e a uma de redação. A primeira é dividida em duas partes: a de língua estrangeira (espanhol, francês ou inglês, de acordo com a opção do estudante); e a de artes cênicas, artes visuais, biologia, filosofia, física, geografia, história, língua portuguesa, literaturas de língua portuguesa, matemática, música, química e sociologia.

Não se perca!

>> As provas começam às 13h e têm cinco horas de duração.
>> A orientação do Cespe é que o candidato compareça ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o início do processo.
>> Leve: caneta de tinta preta, fabricada em material transparente, comprovante de inscrição e documento de identificação com foto ; como Carteira de Identidade, Passaporte e Carteira Nacional de Habilitação.
>> Alimentos (biscoito, chocolate, barra de cereal etc) e água devem ser levados em recipientes também de material transparente.
>> Livros, anotações, calculadora, telefone celular, pendrive, mp3 player ou qualquer equipamento eletrônico, relógio, óculos escuros, protetor auricular, chapéu, boné ou gorro, lápis, lapiseira, caneta marca-texto e borracha são itens que podem determinar a exclusão do candidato.
>> É preciso permanecer na sala, no mínimo, uma hora, sob pena de eliminação. Para levar o caderno de questões é necessário aguardar os últimos 15 minutos da avaliação.
>> As etapas do PAS 2 e PAS 1 ocorrerão em 3 e 4 de dezembro, respectivamente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação