Cidades

Em Brasília, Augusto Cury fala sobre como alcançar o sucesso profissional

O psiquiatra e um dos autores mais lidos da última década esteve em Brasília para uma palestra e, em entrevista exclusiva, fala sobre a importância de administrar os sentimentos e as relações interpessoais para alcançar sucesso profissional

postado em 27/11/2016 08:00

[VIDEO1]

Autor de livros publicados em mais de 70 países, que venderam 25 milhões de exemplares no Brasil, e um guru da psiquê e das emoções, o psiquiatra e psicoterapeuta Augusto Cury, 58 anos, defende o cuidado com a mente como fator responsável pelo sucesso profissional. O paulista idealizou o programa Escola da Inteligência, que tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação e o desenvolvimento da inteligência socioemocional. Segundo ele, hábitos como querer mudar os outros e cobrar demais de si mesmo e dos que estão próximos podem gerar bons resultados para os negócios, mas prejudicam o cérebro e a qualidade de vida. O programa estimula pensar antes de agir, se colocar no lugar do outro e cativar sentimentos nobres.


;Ninguém tomaria uma água barrenta antes de filtrar. Também devemos ter esse cuidado com as emoções;, defende ele, que esteve em Brasília este mês para ministrar a palestra O código da inteligência e a formação de mentes brilhantes, promovida pelo Colégio Alub. O fiscal de segurança patrimonial Antônio Medeiros, 41 anos, conferiu o evento. ;Como trabalho com pessoas, o controle das emoções me interessa. Pensar antes de agir e dirigir a palavra é a lição que aprendi;, ressalta. Confira entrevista com Augusto Cury:


Como a gestão das emoções Interfere na carreira?
100% das equipes de recursos humanos, como assistentes sociais e psicólogos, valorizam as competências técnicas ao avaliar funcionários, mas 80% dos contratados são despedidos por falta de habilidades emocionais. São meninos que têm diplomas nas mãos ; às vezes, de mestrado e doutorado ;, mas não sabem passar por crises, perdas, dificuldades e desafios, além de não serem capazes de debater ideias e expor o próprio pensamento. Dessa forma, não compreendem como escrever os capítulos mais importantes da vida nos momentos difíceis.


Como surge a Síndrome do Pensamento Acelerado?
Uma das coisas que mais destroem ou asfixiam os profissionais é a síndrome do pensamento acelerado, visto que o excesso de informações e atividades tem conspirado contra a saúde emocional. Fiquei feliz por ter descoberto essa síndrome, mas triste porque grande parte da população é acometida por ela. Pensar é bom. Pensar com senso crítico é ótimo. Pensar demais é um grande problema, pois esgota-se o cérebro e perde-se o foco. Toda pessoa acelerada estressa os outros; quem pensa demais sofre por antecipação, acorda cansado, tem dores de cabeça e musculares, dificuldade de conviver com pessoas lentas, déficit de memória e fragmentação do sono. Aprender a gerenciar pensamentos é vital para formar mentes brilhantes. Isso é abordado nos meus livros O vendedor de sonhos e O homem mais inteligente da história.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

* Estagiário sob supervisão de Ana Paula Lisboa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação