Cidades

Protesto de caminhoneiros bloqueia trânsito no Eixo Monumental; veja vídeo

Outras três manifestações ocorrem na tarde desta terça-feira (29/11). Desde as 13h, a via está bloqueada, da Rodoviária ao Congresso Nacional

postado em 29/11/2016 14:49

[VIDEO1]

Protesto de caminhoneiros no Eixo Monumental causa congestionamento na via na tarde desta terça-feira (29/11). Por volta das 14h30 as seis faixas na altura do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha chegaram a ficar interditadas. Alguns motoristas até desceram dos veículos, aguardando que o trânsito voltasse a fluir.

O bloqueio ocorreu no momento em que os caminhoneiros saíram do estacionamento do estádio e cruzaram as faixas do Eixo para fazer o retorno mais próximo. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal (SSP-DF), o movimento reuniu 200 caminhoneiros.

Às 16h, começou protesto contra a PEC 55, que limita os gastos públicos durante 20 anos

Mais manifestações

Outros dois protestos complicam o trânsito na região central da cidade. O segundo ocorre em frente ao Ministério da Educação (MEC) e reúne cerca de 2 mil estudantes. Cinquenta índios também se manifestam em frente ao Palácio da Justiça.

Às 16h, começou uma manifestação do movimento Ocupa Brasília. A expectativa é de que 25 mil pessoas participem. O grupo protesta contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que limita os gastos públicos durante 20 anos. Fazem parte do grupo movimentos sindicais e estudantis de todo o Brasil.

Desde as 13h toda a via S1 está fechada para o trânsito de veículos. Para quem deve precisaria passar pelo trecho, que vai da Rodoviária ao Congresso Nacional, a opção é usar via S2, atrás dos ministérios.

Manifestantes foram flagrados pichando a fachada do Ministério da Educação

Pichações

Mais cedo, manifestantes foram flagrados pichando a fachada do MEC. Ninguém foi preso até o momento. O grupo que protestou às 16h também pichou palavras de ordem nos cartazes expostos na área externa do Museu Nacional. As fotos fazem parte da exposição do 1; Concurso Nacional de Fotografia da Nova Acrópole.

Colaborou Fernando Caixeta, especial para o Correio

Manifestantes do protesto das 16h também picharam fotos de exposição na área externa do Museu Nacional

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação