Cidades

Cerca de 50 mil estudantes farão Enem e PAS no fim de semana no DF

Especialistas recomendam que candidatos tenham calma na hora de fazer a prova e que cheguem com antecedência para evitar atrasos

postado em 03/12/2016 07:10
Nos cursinhos e escolas houve preparação na véspera, mas com foco no relaxamento

Duas seleções marcam este fim de semana em Brasília. A primeira delas é a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicada em todo o país para os candidatos que tiveram a avaliação cancelada devido às ocupações de alguns dos locais de prova. Também ocorrem hoje e amanhã a 1; e a 2; etapas do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB). Ambas estão marcadas para começar às 13h, horário que os portões serão fechados. Ao todo, mais de 50 mil estudantes devem participar dos certames.

Para o exame nacional, espera-se cerca de 8,5 mil candidatos em Brasília nos dois dias. No PAS, 24.053 inscritos na primeira etapa, relativa ao Subprograma 2016, estão aptos a fazer prova hoje. A segunda etapa, do Subprograma 2015, teve 19.546 registros e ocorre amanhã. Nos cursinhos e escolas, o dia ontem foi de preparação e o clima era de ansiedade. ;Esses alunos estão inquietos para fazer a prova. Muitos nos procuram na coordenação e o que mais falamos é para eles manterem a paciência e não se cobrarem tanto;, aconselhou o coordenador pedagógico do Alub, Vanderson Nascimento de Souza.

Leia mais notícias em Cidades

[SAIBAMAIS]No Centro Educacional Asa Norte (Cean), estudantes do 1; e do 2; ano do ensino médio tiveram revisões na manhã de ontem de todas as matérias. ;O maior problema deles é a concentração, por isso, tentamos fazer algo mais tranquilo, sem obrigatoriedade. Cada professor deu o conteúdo que achou pertinente para a avaliação, mas queríamos algo leve, que não deixasse os estudantes nervosos e, por isso, foi um dia de ter uma aula mais descontraída;, comentou o diretor, Amilton Paz.

As revisões tiveram foco em português e matemática e também privilegiaram leitura e interpretação de texto. ;Interpretação de texto é fundamental, pois influencia na hora de fazer questões de outras disciplinas. Inclusive, hoje (ontem) à tarde os alunos do 1; ano fizeram uma prova de interpretação para reforçar a importância;, afirma o dirigente.

Orientações
A calma no momento de fazer a avaliação é um dos principais pontos destacados por especialistas. Vanderson, do Alub, reforça que o aluno precisa confiar na trajetória de estudos percorrida e não se cobrar demais. ;Eles precisam saber que a preparação ocorreu ao longo do ano;, disse. E, para não perder a calma, chegar no horário é uma regra e não se pode burlá-la. Para evitar estresse no dia, é essencial se programar. Os portões fecham às 13h, portanto, a recomendação é chegar com antecedência de uma hora, ou seja, às 12h. As listas com os nomes dos candidatos estarão fixadas nas portas da salas em que eles farão o exame.

O material necessário para fazer as duas provas é o mesmo. O mais importante é a caneta esferográfica preta de corpo transparente. Para garantir, é sempre bom levar mais de uma. Lápis, lapiseiras, borrachas, relógios, óculos escuros, bonés, chapéus e similares não são permitidos. Não é obrigatório, mas é aconselhável levar o cartão de confirmação nos dias de prova. Para identificação, a apresentação de um documento com foto é indispensável, vale Carteira de Identidade, Passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação ou qualquer outro documento oficial com foto. Alimentos devem ser colocados em embalagens transparentes.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação