Cidades

Hemocentro pede doações para abastecer estoque em período de recesso

Número da arrecadação cai nessa época do ano e, devido ao grande número de acidentes de trânsito, a demanda por sangue é maior. Doares com tipo O positivo e negativo recebem senha preferencial

Alessandra Modzeleski - Especial para o Correio
postado em 06/12/2016 21:43
A Fundação Hemocentro de Brasília estendeu a campanha Quinzena do Doador até 13 de dezembro. Devido ao recesso de Natal e Ano novo, o número de doações de sangue em janeiro e dezembro diminui. Apesar disso, a demanda aumenta porque ocorrem mais acidentes de trânsito.
Algumas contribuições são urgentes, sangue tipo ;O; positivo ou negativo. Nesses casos, os voluntários recebem senha preferencial para o atendimento no processo de doação. Segundo a fundação, todos os tipos sanguíneos são importantes, mas a maior parcela da população corresponde à tipagem ;O;.

O horário de funcionamento do Hemocentro é das 7 às 18 horas, de segunda a sábado. Nas vésperas de Natal e Ano Novo o local estará fechado. A pessoa interessada em doar deve estar bem alimentada, sem ter comido alimentos gordurosos ou com derivados de leite. Além disso, deve ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, estar bem de saúde, não tomar medicamentos e nem ter praticado atividades físicas nas 12 horas que antecedem a doação.

Como o fluxo de candidatos é menor durante a tarde, o gerente sugere que as doações sejam feitas preferencialmente nesse período. Outra sugestão é que o doador agende um horário, o que gera uma senha preferencial e faz como que ele seja atendido mais rápido. A reserva pode ser feita pela central 160, opção 2.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação