Cidades

DF ganha Programa de Prevenção da Criminalidade Juvenil

O programa é uma parceria entre GDF e a ONU. A capital é a primeira região do país a desenvolver a iniciativa

Paula Pires - Especial para o Correio
postado em 07/12/2016 12:18
A primeira-dama do Distrito Federal, Márcia Rollemberg, assinou, no início da tarde desta quarta-feira (7), o acordo de cooperação entre o GDF e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc). A parceria firma o Programa de Prevenção da Criminalidade Juvenil. Segundo o coordenador do Unodc, Nivio Nascimento, a iniciativa ;tem como objetivo comum manter uma agenda positiva e integrativa de prevenção ao crime por meio dos Esportes, sobretudo diante da Declaração de Doha (veja Saiba mais);.

Leia mais notícias em Cidades

Durante dois anos, 22 professores de educação física de 11 Centros Olímpicos e do Programa Esporte à Meia Noite, receberão capacitação e serão ;multiplicadores;, para conscientizar mais de 3 mil jovens da capital e prevenir crimes. Os docentes treinados terão o dever, ainda, de prepararem outros 200 educadores. Em Brasília, a primeira capacitação começará em março do ano que vem. O programa chegará ao Rio de Janeiro a partir de junho de 2017. Em 2018, está prevista a sua extensão para centros esportivos no Peru e África do Sul.

;O programa abordará vulnerabilidades ligadas à violência, ao crime e ao consumo de drogas, envolvendo comunidades locais e trabalhando em centros esportivos e escolas. Essa iniciativa de prevenção busca engajar jovens como embaixadores de estilos de vida seguros e saudáveis dentro de grupos e comunidades locais;, detalha Nívio Nascimento.

A cerimônia de assinatura aconteceu na tribuna de honra do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Participaram do ato autoridades do GDF e especialistas do Unodc, além de atletas olímpicos e paralímpicos.

Saiba mais

A Declaração de Doha foi adotada ao fim do 13; Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, realizado no Catar, em 2015.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação