Cidades

Eixo Monumental estará fechado a partir da meia-noite desta segunda-feira

Haverá nova manifestação contra a PEC 55. Como medida de segurança, serão disponibilizados 600 policiais militares, 60 bombeiros e 20 agentes de trânsito

postado em 12/12/2016 20:09
Os dois sentidos do Eixo Monumental estarão fechados a partir da meia-noite desta segunda-feira (12/12). Anunciada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), a medida será tomada devido a manifestação que ocorrerá no local na terça-feira (13/12). A área isolada corresponde à Alça Leste da Rodoviária do Plano Piloto até a altura da L4 Sul. As vias S1 e N1 também estarão interditadas. O espaço será todo monitorado por reforço policial.

A manifestação ocorrerá durante a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55 no Senado Federal. A concentração será no gramado central da Esplanada. A liberação das vias S1 e N1 será feita apenas duas horas após o fim do ato. A opção para os motoristas que passam pelo centro da capital é passar pelas vias S2 e N2, atrás dos ministérios.

Semelhante ao esquema empregado na última manifestação, em 4 de dezembro, postos de revistas serão montados no decorrer do percurso até o gramado. Os ônibus de manifestantes também serão monitorados. A Polícia Rodoviária Federal fará vistorias no local. O objetivo é barrar a entrada de objetos que possam ser usados como arma ou máscaras.

[SAIBAMAIS] Inicialmente, serão disponibilizados 600 policiais militares, 60 bombeiros e 20 agentes de trânsito. O atendimento da 5; Delegacia de Polícia será reforçado. Toda a Esplanada será monitorada por câmeras de segurança conectadas ao Centro Integrado de Comando e Controle Regional da pasta.

Orientações

Os manifestantes não devem levar objetos cortantes, fogos de artifício ou materiais inflamáveis e hastes de bandeiras. Devem evitar também a exposição de celulares, materiais de valor e o uso de máscaras ou a cobertura do rosto com qualquer outro material. Crianças não devem ser levadas ao protesto, mas, se forem, a SSP-DF recomenda a identificação delas, como pulseiras de identificação com nome e telefone do responsável.
A Esplanada dos Ministérios recebeu cerca de 143 manifestações previamente comunicadas à pasta. Somente a de 29 de novembro não foi pacífica, apresentando ao final depredação de patrimônio público e privado, e agressão à policiais

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação