Cidades

Luziânia: após ouro e agropecuária, serviços agora são maior fonte de renda

Quinta mais populosa, cidade do Entorno do Distrito Federal está entre os 10 municípios goianos com o maior Produto Interno Bruto (PIB)

postado em 15/12/2016 06:00
Quinta mais populosa, cidade do Entorno do Distrito Federal está entre os 10 municípios goianos com o maior Produto Interno Bruto (PIB)
A formação do município de Luziânia (GO) remete a 270 anos, com a cobiça de bandeirantes paulistas por ouro no interior do Brasil. O ciclo da mineração foi a primeira atividade econômica. Em função dela, surgiu o Arraial de Santa Luzia, em 1746, quando Portugal cobrava o imposto conhecido como quinto, a retenção de 20% do ouro levados às casas de fundição, pertencentes à Coroa Portuguesa.

A facilidade na extração do ouro de aluvião ; ou ouro de superfície ; atraiu uma multidão de aventureiros. Ao contrário do que ocorre nos outros tipos de garimpo, esse tipo de metal pode ser encontrado às margens de córregos e rios e é retirado com bateias, espécie de peneira rudimentar que separa as pepitas do cascalho e da areia. Justamente por causa da falta de barreiras para o trabalho e da pouca quantidade de ouro em relação ao que havia em outros pontos do país, como Minas Gerais, a atividade durou pouco.

Passado o ciclo do ouro, no fim do século 18, muitos bandeirantes debandaram em busca de novos eldorados. As famílias que ficaram na região abandonaram o arraial e tiverama de buscar sustento em outros negócios. Essas pessoas, que tinham fincado raízes na região, migraram para a zona rural, onde se organizaram em fazendas. A agricultura e a pecuária, então, passaram a ser protagonistas na economia local.

Clima e logística


Até os anos 1980, a agropecuária era a maior fonte de receita do município, quando começou a perder espaço para o setor de comércio e serviços e de indústria. Estrategicamente posicionada a menos de 60km de Brasília e assistida por uma ferrovia e boa malha viária, a logística é favorável aos produtores; as intempéries do clima, nem tanto.
Produtor rural na região, Carlos Moresco, 42 anos, conta que chegou a perder 100% da produção de milho na safrinha do começo deste ano e parte da produção de algodão por causa da seca. O agricultor também planta soja e milho para sementes, mas tudo depende das condições meteorológicas, que podem beneficiar certas culturas em detrimento de outras. ;Todos os 400 hectares de milho que plantei no primeiro trimestre do ano eu perdi. Um prejuízo perto de R$ 1,4 milhão. Vamos plantar soja e algodão novamente no ano que vem e temos esperança de que o tempo contribua, e as coisas melhorem;, comenta.


Soja e indústria


Quinta mais populosa, Luziânia está entre as 10 cidades goianas com o maior Produto Interno Bruto (PIB). Segundo setor em arrecadação no município, a indústria representa 34% das riquezas produzidas em um ano. Os grandes grupos industriais chegam a ofertar 10 mil empregos diretos, de acordo com o Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos (IMB). Entre as maiores estão indústrias de alimentos, de higiene e limpeza e frigoríficos, que colocam a cidade na sétima posição entre as mais industrializadas de Goiás.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação