Cidades

Distrito Federal tem primeiro caso de microcefalia por zika

Até agora, não havia registro de caso autóctone, ou seja, em que a gestante contraiu o vírus na cidade. A infecção inédita acendeu o alerta

Otávio Augusto
postado em 18/12/2016 08:00
Investimentos em limpeza urbana, educação e vigilância são fundamentais para combater o mosquito
A capital federal notificou o primeiro nascimento de bebê com microcefalia relacionada comprovadamente ao zika em 2016. O caso é autóctone, ou seja, a gestante contraiu o vírus no DF. A família é de Samambaia e continua sob monitoramento. O registro inédito faz parte de um cenário cada vez mais preocupante. O número de casos cresceu 8.550% em relação ao ano passado ; saltou de dois para 173, até a semana passada.

[SAIBAMAIS]O bebê, nascido em abril, está com oito meses. Ele é acompanhado por uma equipe multidisciplinar da rede pública, que avalia as complicações da malformação. Não há detalhes sobre o quadro clínico da criança. O diagnóstico, confirmado pela Secretaria de Saúde ao Correio, ocorreu no segundo trimestre de gestação. Este é o único caso, até o momento, em que a gestante se contaminou com o zika no DF e deu à luz uma criança com microcefalia, segundo a pasta. A identidade da mãe não foi revelada pelas autoridades.

A Secretaria de Saúde levou sete meses para concluir o diagnóstico. ;O caso estava sob investigação, desde que foi notificado. A informação só entrou no informativo epidemiológico após a confirmação;, justificou a pasta, em nota. Entretanto, o órgão tem ciência do diagnóstico desde a primeira quinzena de novembro. O Executivo local não comentou a morosidade na divulgação do registro. Antes, houve nascimentos de crianças com microcefalia, mas a infecção por zika aconteceu em outras unidades da Federação ou a malformação não teve a correlação com o micro-organismo confirmada. Um dos casos é de um bebê de 11 meses de uma família de Águas Claras.

Ao todo, 26 gestantes tiveram a doença na capital. O vírus está concentrado sobretudo nas asas Norte e Sul, no Guará, no Lago Norte, em Águas Claras e em Samambaia. Juntas, essas cidades somam 98 casos ; 56,65% do total. Desde fevereiro de 2015, exames mostraram que dois natimortos haviam sido atingidos pelo vírus, antes de morrer dentro da barriga da mãe. Em um deles, houve comprometimento cerebral decorrente do mal. A infecção ocorreu no 1; trimestre de gestação.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação