Cidades

No Distrito Federal só 3% da população doa sangue anualmente

O estoque estratégico da Fundação Hemocentro se mostra fundamental em períodos de poucas doações

postado em 25/12/2016 08:00
A professora Angelina Rocha, 28 anos, doou sangue pela terceira vez e ainda incentivou o resto da família a fazer o mesmo
Eventos esportivos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Trânsito interrompido, manifestações, shows em série. Carnaval, festas de fim de ano e férias. Situações assim compõem uma equação de resultado sempre insatisfatório, pelo menos para os bancos de sangue: a necessidade aumenta e o volume diminui. Agosto de 2016, por exemplo, foi considerado crítico. O nível de coleta da Fundação Hemocentro de Brasília chegou a cair quase 20%. Apesar disso, nenhum paciente deixou de receber transfusão, devido ao estoque estratégico.



;Tivemos o período de Olimpíadas, em que as vias acabaram fechadas. Houve também momentos de paralisação de transporte coletivo. Toda e qualquer alteração urbana dificulta um pouco o acesso do doador e isso afeta o atendimento;, explica o médico e assessor de planejamento do Hemocentro, Rodolfo Duarte. O especialista ressalta que, neste período do ano, é essencial que a população compareça para fazer doações. ;Historicamente, nos meses de dezembro e janeiro ocorre uma baixa, em virtude do período de festas. E a demanda é muita, porque as pessoas estão expostas a riscos. Elas costumam pegar estradas, ir a clubes e a outros locais onde há mais acidentes e possíveis eventualidades. Diante disso, precisamos de um estoque estratégico para atender a população;, completa.

Apenas 3% da população do Distrito Federal, o equivalente a cerca de 58 mil pessoas, têm o costume de doar sangue. Apesar de considerado bom diante de outras unidades da Federação, o índice da cidade não acompanha o crescimento populacional e é insuficiente diante da necessidade exposta pelo Hemocentro. ;A população local cresce a um ritmo de 2% anualmente e tivemos outro fenômeno, que foi a migração de pacientes da rede privada para a pública, o que aumentou nossa demanda;, observa o médico. Atualmente, a instituição tem a responsabilidade de abastecer os hospitais públicos e privados conveniados.

A coleta de sangue


O ato não leva mais de 10 minutos. O processo completo, que inclui consulta com médicos especializados, dura, em média, 50 minutos. ;A triagem vai determinar se aquele voluntário está apto para doação. Além de doar, ela é submetida a exames, como de hepatite A e B, HIV, sífilis e outras doenças transmitidas pelo sangue;, ressalta Rodolfo Duarte. Uma pessoa adulta tem aproximadamente cinco litros de sangue no corpo e, a cada doação, são retirados, no máximo, 450ml, conteúdo de uma bolsa, que pode ajudar de quatro a sete pessoas.
O estoque estratégico da Fundação Hemocentro se mostra fundamental em períodos de poucas doações
Informe-se
Fundação Hemocentro de Brasília
Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 3, Bloco A, 1; andar
Funcionamento: de segunda-feira a sábado, de 7h às 18h.
Telefone: 160 (opção 2) ou 3327-4447
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação