Cidades

Governo terá reuniões periódicas com Inmet para avaliar previsão de chuvas

Informações do Instituto Nacional de Meteorologia serão usadas para auxiliar nas tomadas de decisão sobre as medidas para combater a crise hídrica no DF

postado em 11/01/2017 15:30
Barragem do Descoberto está em nível crítico: abaixo de 20%
O governo de Brasília usará as informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para auxiliar nas tomadas de decisão sobre as medidas relacionadas à gestão do uso da água no DF. Na manhã desta quarta-feira, o governador, Rodrigo Rollemberg (PSB), esteve na sede do órgão, no Sudoeste, para avaliar a previsão de chuva para as próximas semanas. As reuniões entre o governo e o Inmet devem ser periódicas.

;Nossa ideia aqui, hoje, é ter algumas informações a respeito de chuvas, principalmente próximo às bacias dos nossos reservatórios, que sejam relevantes para as nossas decisões;, disse Rollemberg. Segundo o Inmet, deve chover em Brasília a partir de sexta-feira (13).

[SAIBAMAIS]No entanto, de acordo com o diretor do instituto, Francisco de Assis Diniz, responsável pela apresentação de hoje, as chuvas não vão durar muito tempo. Ele ressaltou que uma das grandes preocupações relacionadas ao tema é o fato de ter havido dois anos seguidos (2015 e 2016) em que o nível de chuva foi abaixo da média esperada. Em 2016, foi de 1.193,2 milímetros, quando o ideal seria acima de 1,5 mil.

Um dos motivos para a seca, além do aquecimento global, é o chamado bloqueio atmosférico, que impede que as precipitações cheguem ao DF. O fenômeno teve início na segunda quinzena de dezembro. Às 7h30 desta quarta-feira (11), a Barragem do Rio Descoberto estava com 19,30% da capacidade, e o reservatório de Santa Maria, com 41,41%. O ideal é que os dois se mantenham acima dos 60%.
Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação