Cidades

Com racionamento, UPA de Ceilândia fica sem água e suspende atendimentos

Unidade seria abastecida por caminhão pipa, mas desde segunda-feira está sem água. Médicos reclamam das condições de trabalho: "Não tem água para lavar as mãos"

Otávio Augusto
postado em 17/01/2017 11:43

O atendimento na UPA foi interrompido %u2013 sem previsão de volta à normalidade - por causa da interrupção no abastecimento

O racionamento de água afetou a maior unidade de pronto atendimento (UPA) da capital federal. Desde segunda-feira (16) a UPA de Ceilândia, segundo servidores, está sem água. O atendimento foi interrompido ; sem previsão de volta à normalidade - por causa da interrupção no abastecimento. Inicialmente, o Executivo local descartou cortes em unidades de saúde e escolas públicas.

Leia mais notícias em Cidades

No local não há água sequer para a higiene básica dos pacientes e médicos. "Não tem nem como lavar as mãos. Não tem água para beber", relatou um médico. O Sindicato dos Médicos (SindMédico) confirma a falta d;água na unidade, mas destaca que centros e postos de saúde de Ceilândia também estão sem fornecimento de água. O presidente em exercício da entidade, Carlos Fernando, teme que o problema se generalize.

[SAIBAMAIS] ;Apesar de ainda não termos denúncias de falta de água em hospitais, é absurdo que falte água em uma UPA ou posto de Saúde. Como um profissional de saúde pode atender nessas condições? Sem água para lavar as mãos, sem água para beber;, criticou o sindicalista.

Quando anunciou o racionamento de água nas 15 regiões abastecidas do sistema Descoberto, o Companhia de Saniamento Ambiental do DF (Caesb) assegurou que hospitais, delegacias e escolas seriam abastecidos por caminhões-pipa.

Governo admite falha

A Secretaria de Saúde admite que os atendimentos ficaram restritos a pacientes graves na manhã desta terça-feira (17). O fornecimento de água, segundo a pasta, foi liberado às 8h, no entanto, não havia pressão suficiente para encher a caixa d;água da unidade. "A Gerência da UPA fez dois chamados à Caesb, que enviou o novo caminhão pipa por volta do meio dia", destacou, em nota.

A Caesb confirmou que teve dificuldade para abastecer a UPA de Ceilândia e um dos postos de saúde da região, mas garante que o falha já foi solucionada. "O problema já foi sanado com o auxílio de caminhão pipa. Iremos garantir caminhão pipa para os próximos ciclos do plano de rodízio", ressaltou, também em nota.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação